Cadastre-se e receba nossas novidades:

Notícias

Nupem/UFRJ promove palestra sobre Palinologia

Em 07/07/2010 às 10h52


Versão para impressão
Enviar por e-mail
RSS
Diminui o tamanho da fonte Aumenta o tamanho da fonte

O Ciclo de Palestras em Diversidade, Ambiente & So O Ciclo de Palestras em Diversidade, Ambiente & So

O Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Sócio-Ambiental de Macaé (Nupem/UFRJ) promove  na quinta-feira (8), das 15h às 16h, no auditório, a sétima e última palestra do primeiro semestre de 2010. O tema será “Palinologia: para que serve e qual sua relação com a indústria do petróleo?".

Palinologia é a ciência que estuda principalmente os grãos de pólen e esporos, mas também se estende ao estudo de microfósseis de parede orgânica, como cistos, quitinozoários, algas unicelulares e restos quitinosos de animais.

O encontro faz parte do “Ciclo de Palestras em Diversidade, Ambiente & Sociedade” e acontece a cada 15 dias. O foco do trabalho é levar a estudantes de Biologia e comunidade informações que agreguem valores à vida profissional e pessoal de cada um.

A palestrante Sarah Gonçalves Duarte, aluna de mestrado do Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio de Janeiro, vai explicar sobre a ciência Palinologia e suas aplicações, revelando a beleza desses estudos.

A Palinologia pode ser aplicada a diversas áreas do conhecimento, como geologia, paleontologia, arqueologia, perícia criminal, e em atividades economicamente importantes, como na exploração de carvão mineral e petróleo. “Esta será uma oportunidade única para descobrir fatos fascinantes dessa área pouco conhecida da ciência”, ressalta o diretor de Extensão do Nupem/UFRJ, Fábio Di Dario.

Para participar do evento não é  necessário fazer inscrição. O auditório do Nupem/UFRJ fica na rua Rotary Club, s/n, no bairro São José do Barreto. Quem desejar mais informação é só entrar em contato pelos telefones (22) 2762-9313 / 2759-3431 / 2759-3420, ou através do site www. nupem. biologia. ufrj.br.

Autor: Ninah Pinheiro (ninah@odebateon.com.br)

Foto: Gabriel Sales


    Compartilhe:


publicidade