Presidente do Sinpro Macaé e Região, Guilhermina Rocha - Arquivo

De acordo com o sindicato, os gestores poderão responder civil, penal e administrativamente junto à justiça

Com o objetivo de seguir resguardando a vida dos professores frente ao cenário pandêmico, o Sindicato dos Professores da Rede Privada de Ensino de Macaé e Região (Sinpro Macaé e Região), sinaliza as escolas que vêm intimando os docentes a comparecerem às unidades para o trabalho presencial.

A presidente do sindicato, Guilhermina Rocha, aponta a complexidade da situação. “Pedimos que todas as atividades fossem encerradas imediatamente para que não precisássemos acionar a justiça. Essa é a melhor forma de zelar pela saúde no ambiente de trabalho, preservando a vida de todos os profissionais de educação, alunos e familiares diretamente envolvidos. Em alguns casos os estudantes acabam abraçando os professores aumentado significativamente o contágio da COVID-19”, ressalta.

O sindicato alega que algumas unidades particulares de educação vem descumprindo os decretos estaduais e municipais que suspendem qualquer atividade física nos espaços escolares, indo na contramão das medidas sanitárias. Neste sentido, o sindicato solicitou ao Departamento Jurídico a notificação destas instituições, que fazem parte de sua área de abrangência.

Ainda de acordo com o sindicato, os denunciantes, salientam que algumas escolas estão criando atividades e reuniões que obrigam a participação de professores, que chegam a se reunir com os alunos nas portarias, colocando em risco a saúde de todos os frequentadores deste espaço escolar. O “Drive Thru”, que atende os alunos dentro do carro, tem sido uma das ações.

Para o Sinpro Macaé e Região, é fundamental que as escolas respeitem o que determinam os decretos, bem como as recomendações dos órgãos de saúde, a fim de preservar toda comunidade. Além disso, o Departamento Jurídico reforça que os gestores podem responder civil, penal e administrativamente, junto à justiça.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here