Presidente do Sinpro Macaé e Região, Guilhermina Rocha

Contra o retorno às aulas sem segurança, sindicatos se unem em defesa da vida

 

Visando fortalecer o não retorno às aulas presenciais, o Sindicato dos Professores de Macaé e Região (Sinpro Macaé e Região) e Sindicato dos Profissionais da Educação do RJ (Sepe Macaé) realizam o ‘Ato live em defesa da vida’, nesta quinta-feira (10). O encontro virtual começará a partir de 12h e será transmitido pelo canal do Sinpro no YouTube. Além disso, simultaneamente, no mesmo dia e horário, alguns representantes da categoria dentro das medidas sanitárias, estarão fazendo uma manifestação pacífica em frente à Prefeitura Municipal de Macaé, reforçando a ação através de cartazes.

Segundo a Presidente do Sinpro Macaé e Região, Guilhermina Rocha, esse ato está sendo organizado pelos dois sindicatos, a fim de reforçar os riscos do decreto do governador do estado do Rio de Janeiro na época, Wilson Witzel, o qual autoriza o retorno às aulas a partir do dia 14 de setembro, e a sua manutenção. “Se a decisão está nas mãos dos prefeitos, há a necessidade de reafirmarmos um posicionamento em Macaé e Região. Nenhuma prioridade é maior do que a preservação da vida de profissionais da educação, familiares e estudantes. Nada justifica um retorno apressado e irresponsável”, ressalta.

É importante lembrar que, apesar do decreto nº 47.219 publicado em edição extra do Diário Oficial, no dia 19 de agosto, liberando a retomada, a decisão cabe aos prefeitos de cada município. Em Macaé, embora a cidade esteja na ‘faixa verde’ do covidímetro, o que caracteriza risco baixo no grau de contaminação, a cidade segue sem previsão de retorno às aulas presenciais.

“Estamos convidando os representantes do parlamento da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), representantes estudantis, pais, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), entidades sindicais, entre outros”, pontua Guilhermina Rocha.

Para participar do encontro virtual, basta acessar o link <https://www.youtube.com/watch?v=BXKM40D2rF4>.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here