Serra Macaense realiza testes para COVID-19 em seus atletas, comissão técnica e colaboradores, para o retorno previsto para o dia 19 de setembro - Divulgação

Para retornar, o clube começa a passar por testes para COVID-19

Com o Decreto Municipal que permite a retomada aos treinamentos desportivos, sob o apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Macaé que ratificou a permissão das atividades laborais para os clubes de futebol, o Serra Macaense Futebol Clube se prepara para o retorno que, de acordo com a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FFERJ), acontecerá no dia 19 de setembro.

Com a liberação o ‘Verdão’, como é conhecido popularmente, já vem realizando testes em seus atletas, colaboradores e equipe técnica, acerca da COVID-19 como IgG e IgM. Dos testes realizados até o momento, três tiveram resultado positivo para IgG, o que significa que já tiveram contato com o vírus, mas já se recuperaram. Além disso, os demais testaram negativo.

Segundo Marcelo Soares, diretor-executivo do clube, na última semana aconteceram dois momentos importantes. Um sobre o reinício oficial da competição que acontecerá no dia 19 de setembro, onde a equipe busca o apoio de todos para que o Serra Macaense consiga jogar em Macaé e, o presidente Rodrigo dos Santos, tem a tarefa de tentar junto ao poder público, a liberação para que o clube possa jogar no Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo (Moacyrzão). Já o outro o momento, é o que determinou um protocolo de ‘jogo seguro’ com a participação do Dr. Dennis Salles para a construção do mesmo. “Seguiremos às riscas o que as nossas autoridades nos determinam. Os testes já vêm sendo aplicados nos nossos atletas e seguiremos com os devidos cuidados”, ressalta.

O técnico Luiz Felipe conta que desde o início da pandemia, em meados de março, onde a equipe começou a trabalhar ‘home office’, o planejamento foi sendo traçado a partir do momento em que tiveram a data para o início da competição definida. “Agora com a autorização para o presencial, trabalharemos em alguns dias em turno integral para condicionar melhor os atletas e esperamos estar o mais próximo do ideal no dia 19 de setembro para a estreia. Os treinos serão em alguns momentos com dois períodos, visando ganhar mais opções para a preparação técnica, tática e física. É um momento atípico, mas esperamos alcançar o melhor sobre os conceitos da nossa metodologia e as condições de jogo, para que os atletas possam estrear já bem adiantados dentro daquilo que queremos para a temporada”, pontua.

Luiz Felipe reforça ainda que todos vêm realizando os testes de COVID-19 para a segurança do grupo, além dos testes físicos, para se observar como os atletas estão chegando. “Esperamos que o grupo esteja bem. Ainda não temos todos os resultados dos físicos, porém, o que estamos vendo é que todos estão bem determinados e se dedicando ao máximo. É muito importante trabalharmos bastante para alcançarmos o entrosamento o quanto antes e o condicionamento de todo o grupo para termos uma boa competição”, conclui.