Segundo o Inep, esssa foi a maior taxa de candidatos presentes nos dois dias desde 2005 - Divulgação

Estudantes de todo o país farão a prova de ciências da natureza e matemática. Portões fecham às 13h (horário de Brasília)

No próximo domingo (10), acontece em todo o país a segunda prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), as provas acontecerão em 10.133 lugares em 1.727 municípios.

Nessa etapa, os candidatos serão submetidos as questões de ciências da natureza (45 questões) e matemática (45 questões) com duração de 5 horas. É importante lembrar que o candidato deverá chegar com antecedência ao local de prova. Os portões serão fechados, pontualmente, às 13h (horário de Brasília). A abertura será às 12h e o início das provas às 13h30min.

O gabarito oficial será divulgado no dia 13 de novembro e os resultados individuais em janeiro de 2020.

As notas do Enem podem ser usadas para concorrer a vagas no ensino superior público pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a bolsas em instituições particulares de ensino superior pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e a financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

No Estado do Rio, 339.722 pessoas se inscreveram, no entanto, apenas 260.214 compareceram no primeiro dia de exame. Em Macaé foram 6.613 inscrições. Já em Quissamã e Rio das Ostras, foram 617 e 5.205, respectivamente. No Norte Fluminense, o município com maior número de inscritos é Campos dos Goytacazes, com 9.805. o Inep não divulgou o número de ausentes nos municípios.

Solicitação de nova aplicação da prova em caso de problema de logística

Os participantes que se sentirem prejudicados por algum problema logístico ocorrido durante a realização das provas do Enem, tanto no domingo que já passou, 3 de novembro, quanto neste, poderão solicitar uma nova aplicação da prova.

O Ministério da Educação (MEC) diz que o pedido deve ser feito de 11 a 18 de novembro, por meio da Página do Participante, portal da internet para inscritos no Enem.

De acordo com o Inep, a solicitação não significa que o participante terá automaticamente direito à reaplicação. Cada caso será analisado de forma individual pela Comissão de Demandas do Instituto. Caso o pedido seja aceito, a prova será aplicada em 10 e 11 de dezembro.

É considerado como problema logístico a existência de um desastre natural que comprometa o local da prova ou a aplicação do exame em locais com infraestrutura inapropriada. A lista inclui, ainda, erros cometidos pelo aplicador do exame que comprovadamente tenham prejudicado o desempenho do candidato e a falta de energia elétrica que comprometa a visibilidade por falta de luz natural.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here