Sábado é dia de diversão e alegria da garotada

110
caderno-dois-odebateon
O espetáculo ‘Boquinha…E Assim Surgiu o Mundo…’ traz a proposta de contar a história de um pequeno ser feito de dobraduras de papel que guiará as crianças em uma mágica viagem para contar a história do surgimento do mundo, segundo contos e lendas de diferentes culturas.

O Teatro Sesi Macaé apresenta a peça infantil ‘Boquinha… E Assim Surgiu O Mundo’, de autoria de Lázaro Ramos

A cultura está em alta no Teatro Sesi Macaé. E sábado (13), será a vez da criançada curtir e aplaudir a peça infantil ‘Boquinha… E Assim Surgiu O Mundo’, que promete muita diversão e alegria ao público infantil. O espetáculo acontecerá às 17h. Os ingressos custam R$ 12 (inteira). A classificação etária é livre.

O espetáculo é de autoria de Lázaro Ramos e tem a produção de Drayson Menezzes e Orlando Caldeira.

“O Boquinha é uma contação de história para crianças, tentando usar, da maneira mais simples possível, brincadeiras com papel, origami e um ator em cena. Contando várias versões de como surgiu o mundo, o espetáculo estimula as crianças a pensarem como as coisas são criadas, mas também fundamentalmente, estimula as crianças a cuidarem das coisas, cuidarem do mundo, dos objetos, das pessoas e de si mesmas”, adiantou o autor Lázaro Ramos.

Os interessados devem adquirir os ingressos na Bilheteria do Teatro do Sesi Macaé, que fica na Alameda Etelvino Gomes, 155 (Bairro Riviera Fluminense).

Proposta do espetáculo

odebateon

Sob a direção de Lázaro Ramos e Suzana Nascimento, o espetáculo ‘Boquinha…E Assim Surgiu o Mundo…’ traz a proposta de contar a história de um pequeno ser feito de dobraduras de papel que guiará as crianças em uma mágica viagem para contar a história do surgimento do mundo, segundo contos e lendas de diferentes culturas.

A dramaturgia escrita por Lázaro Ramos revela-se inicialmente promissora e estimulante, porém ao ampliar seu processo de investigação não demonstra força narrativa para abarcar plenamente todas as intenções, carecendo de uma maior clareza nas suas referências míticas e históricas. Dissipa assim a oportunidade de um maior aprofundamento dramático e abdica da criação de uma atmosfera emocional. Se observarmos estritamente do ponto de vista de uma contação de história, subsiste como espetáculo em decorrência de boas opções cênicas e do carisma do seu ator, mas ainda assim tem seu potencial desperdiçado pela irregularidade dramatúrgica.

‘Boquinha… E Assim Surgiu O Mundo’

O espetáculo ‘Boquinha… E Assim Surgiu O Mundo’ une teatro, circo e música para falar sobre o surgimento do mundo, segundo diferentes culturas. O espetáculo se passa no sótão da casa do menino João Vicente (Orlando Caldeira), onde ele encontra uma caixa com as pesquisas de seu avô escritor. Através dessas pesquisas, João Vicente e Boquinha, um pequeno ser feito de dobraduras de papel, viajam pelas culturas cristã, africana, chinesa, pela cultura dos índios brasileiros e pela ciência, para entender como o mundo foi criado.

Recentemente ‘Boquinha… E Assim Surgiu O Mundo’ ganhou os prêmios de Melhor Ator e de Preparação Corporal do Prêmio CBTIJ de Teatro Infantil, tendo sido indicado também nas categorias: Melhor Espetáculo, Texto Original, Cenário e Trabalho de Formas Animadas!

Ficha Técnica

Texto: Lázaro Ramos
Direção: Suzana Nascimento e Lázaro Ramos
Interpretação: Orlando Caldeira
Direção de Movimento: Marcela Rodrigues
Trilha Sonora: Ricco Viana e Antônio Van Ahn
Luz: Valmyr Ferreira
Assistente e operação de luz: Cíntia Barbosa
Cenografia e Figurino: Alberta Barro e
Gabrielle Windmüller
Design Gráfico: Fernanda Guizan
Fotos: Julio Ricardo
Pesquisa: Susan Kalik e Orlando Caldeira
Coordenação de Projeto: Orlando Caldeira
Direção de Produção: Drayson Menezzes

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here