Macaé sairá dessa crise de forma mais firme e concreta, avalia Rodrigo  - Foto:  Rodrigo

Confiança em estratégia de Saúde fortalece recuperação de atividades locais

A flexibilização de novas atividades comerciais, liberadas por decreto municipal editado nesta semana, marca o início de uma nova realidade no município, ainda pautada pelos impactos causados pela pandemia do Coronavírus.

Porém, antes de contabilizar prejuízos, empresários locais recuperam fôlego e otimismo baseados na confiança nas estratégias de enfrentamento à doença, traçadas pelo governo municipal, que permitem afastar o medo ainda causado pelo alto potencial de contágio da doença.

Alguns setores já liberados para trabalhar na modalidade “porta aberta” apostam no potencial de Macaé em se recuperar num desempenho acima da média regional, mesmo que o seu principal ativo – a cadeia de óleo e gás – também sofre as consequências do desaquecimento da economia global.

“O cenário é complexo para todos os setores da economia. Mas não podemos esquecer que Macaé sempre mantém um perfil diferenciado, também identificado nesta pandemia. Apesar de parecerem severas, as decisões sobre restrições e isolamento na cidade, nos asseguram a iniciar um período de retomada de forma mais sólida. Diferente de outras cidades que abrem e fecham a economia de forma contínua por causa da pandemia”, avalia o empresário macaense Rodrigo Gomes Ribeiro.

Apesar de ainda possuir ruídos, o diálogo entre as medidas de Saúde e o ritmo econômico esperado por diferentes segmentos em Macaé garantem à cidade um caminho mais sólido na reconstrução de suas bases, na recuperação dos postos de trabalho perdidos e na superação de um cenário nunca antes registrado na história mundial.

“Nada vale mais que uma vida. Com esforços mútuos, o respeito a expertise de cada setor e o diálogo franco, Macaé vai sair dessa crise de forma mais firme e concreta”, avalia Rodrigo.