Reitora da UFRJ será homenageada na Câmara Municipal

401
Reitora Denise Pires de Carvalho será homenageada na sessão solene, no dia 29 de julho

Vereador Marcel Silvano é autor do decreto legislativo que concede Título de Cidadania à Denise Pires de Carvalho

O vereador Marcel Silvano (PT), que já propôs 2% dos royalties do petróleo para pesquisas acadêmicas no município, que foi vetado pelo prefeito Dr. Aluízio, apresenta a proposta de Decreto Legislativo que concede Título de Cidadania Macaense à primeira reitora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Denise Pires de Carvalho.

“A UFRJ vive dias tumultuados, virou alvo de vários retrocessos, na verdade as universidades públicas como um todo, mas temos sinais de esperança. Temos que torcer muito a favor da Denise, que vence uma eleição com toda uma expectativa se seria nomeada ou não, mas sua posse será agora, em 8 de julho. Primeira mulher reitora da UFRJ, médica e que foi professora em alguns momentos na UFRJ Macaé”, disse o vereador.

A homenagem será entregue na Sessão Solene em comemoração ao aniversário de emancipação política e administrativa de Macaé, no dia 29 de julho.

Biografia da homenageada

Denise Pires de Carvalho, professora titular do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da UFRJ, tem experiência na área de Endocrinologia e Fisiologia, com ênfase em Fisiopatologia da glândula Tireóide, publicou 144 artigos científicos em revistas científicas de circulação internacional, 9 capítulos de livros e 2 potentes depositadas.

Orientou 29 dissertações de mestrado, 33 teses de doutorado e supervisionou 14 projetos de pós-doutorado. É docente nos cursos de Graduação da área da Saúde e nos Programas de Pós-graduação em Medicina (Endocrinologia) e Ciências Biológicas-Fisiologia da UFRJ.

Médica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (diploma Cum Laude), possui mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) e doutorado em Ciências, ambos pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho. Pós-doutorado no Hôpital de Bicêtre, Unité Tiroïde, Paris, em 1995 e na Universitá Degli Studi di Napoli, Nápoles, em 2006.

Possui ampla experiência na gestão universitária. Foi membro do Comitê Gestor do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Pesquisa Translacional em Saúde e Ambiente na Região Amazônica (INCT-INPeTAm, de 2009-2013). Em sociedades científicas, foi Presidente e vice-presidente da Latin American Thyroid Society (2013-2017).

Na UFRJ-Macaé, atuou como docente do curso de medicina em sua fase de implantação. Atuou administrativamente para a realização de diversos concursos de docentes para os cursos na área biomédica em Macaé. No Conselho Universitário, atuou em políticas acadêmicas para o desenvolvimento do Campus. Coordenou projetos científicos para captação de recursos com intuito de consolidação de jovens pesquisadores em Macaé. Proferiu dezenas de palestras e cursos em Macaé.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here