Projeto Social de Macaé assiste jogo da Copa América no Maracanã

497
Projeto social viveu um momento inesquecível no último final de semana

Alunos do Futebol Mar Azul foram ao estádio no último domingo a convite da Embaixada do Catar no Brasil

No último dia 16, o Catar viveu um momento de superação quando perdia por 2 a 0 para o Paraguai na primeira rodada da fase de grupos da Copa América e conseguiu empatar o jogo no Maracanã. No mesmo dia, o país, que será a sede da próxima Copa do Mundo, também dava uma aula de solidariedade fora de campo.

A convite da Embaixada do Catar no Brasil, junto ao Milson Jr e Cywal, o Projeto Social Futebol Mar Azul, de Macaé, pôde proporcionar um momento inesquecível para alguns de seus alunos. Eles foram assistir a partida no Rio de Janeiro. Foram disponibilizados dois ônibus para levá-los até a capital fluminense.

A maioria deles nunca havia ido ao Maracanã. Nas redes sociais, representantes do projeto fizeram questão de agradecer por ter proporcionado a eles esse dia especial. “Quando o Deus do impossível quer, ninguém pode deter. Aliado ao amor, a esperança e muito trabalho. Nem todo ouro do mundo pagaria este registro. Se somarmos estas vidas ímpares, e a história de cada um apenas neste momento, daria não um livro, mas sim uma enciclopédia. A inclusão, a alegria estampada no semblante de luta, fé e esperança. Elierick, Catu, Brutos, Imperador, Caçapa, Zé Gato e a Lenda nunca esquecerão esse dia. O Mar Azul será eternamente grato a embaixada do Catar em Brasília. Em um jogo oficial, internacional, no mais importante estádio do planeta, o Maracanã. O Catari Sr. Nasser tratou a gente com muito carinho. Seremos eternamente gratos”.

O Projeto Social Futebol Mar Azul foi criado há cerca de três anos e tem como objetivo promover a inclusão de dependentes químicos, em fase de recuperação, através do esporte, em especial o futebol, visando restabelecer a sua autoestima. Atualmente são cerca de 50 alunos, mais convidados, participando das atividades.

De um lado, a dependência química como um problema de escala mundial, causando muitos danos ao dependente, familiares e pessoas que o cercam. De outro lado, a sociedade que trata tal situação como um tabu, deixando de promover debates sobre o assunto.

Além disso, tal prática ajuda na autoestima, promove a qualidade de vida e é um excelente remédio contra a recaída. Outro aspecto a ser abordado, é a falta de interação social presente na vida de muitas pessoas que possuem problemas com drogas.

Dessa forma, projetos como o Futebol Mar Azul são de grande importância. Visto que eles valorizam o indivíduo que ali está inserido, promovendo o engajamento do mesmo na sociedade através do futebol.

Todos os sábados, no Macaé Gol, os alunos se socializam em um café da manhã, além de participarem de jogos amistosos, onde recebem convidados.

A iniciativa busca se tornar referência, não apenas na Capital do Petróleo, como no Brasil. Quer conhecer mais sobre o projeto? Basta acessar a página deles no Facebook (https://www.facebook.com/Futebol.Mar.Azul) ou através do telefone: (22) 99847-9622.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here