Evento acontecerá no Parque Municipal Atalaia

A programação do mês de conscientização do autismo continua. No próximo domingo (14), o grupo de mães Motivados pelo Autismo Macaé (Mopam) realizará o Mopanique, no Parque Municipal Atalaia. O piquenique, que acontece a partir das 11h, é aberto a toda população e contará com roda de conversa. Daniele da Costa, mãe de três filhos autistas, falará sobre suas experiências com os Transtornos do Espectro Autista (TEA). A entrada é franca.

O objetivo é estimular a convivência entre crianças e jovens (com deficiências ou não), bem como estimular as suas famílias a frequentarem os espaços públicos. A equipe organizadora dá algumas sugestões para que o passeio aconteça da melhor forma, como por exemplo, levar repelente; protetor solar; vestir roupas leves; levar roupas de banho (inclusive para adultos); cangas ou cadeiras de praia; brinquedos lúdicos; lanche e sacos para lixo.

“Para a alegria da criançada, teremos a presença do Teatroche com contação de histórias, bonecos de fantoches e brincadeiras”, destaca Caroline Mizurine, do Mopam.

Para encerrar as atividades, haverá curso de Alfabetização Multissensorial no dia 27 de abril, a partir das 9h. O encontro será realizado no Royal Macaé Palace Hotel, com a ministrante Zilanda Souza. Haverá, também, participação virtual com Érica Barbieri (Projeto Autismo na Escola). As inscrições podem ser feitas pelos telefones (21) 083709557/986661299.

Autismo e Capsi

Os transtornos do espectro autista (TEA), como o próprio nome sinaliza, englobam uma série de diferentes apresentações do quadro, que têm em comum: maior ou menor limitação na comunicação, seja linguagem verbal e/ ou não verbal; na interação social; comportamentos caracteristicamente estereotipados, repetitivos e com gama restrita de interesses.

Em Macaé, o tratamento do autismo pode se feito pelo Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil Oficina da Vida (Capsi). Cerca de 200 crianças e adolescentes são atendidos por meio do trabalho de equipe multidisciplinar formada por psicólogos, psiquiatra, assistente social, fonoaudiólogos, terapeuta ocupacional, musicoterapeuta, fisioterapeuta, enfermeiro e técnico de enfermagem.

O Capsi funciona no endereço Rua Dr. Francisco Portela 239, ou pelo telefone 2796-1352. Já os contatos do Mopam são: (21) 983709557, Caroline Mizurine e (21) 986661299, Lúcia Anglada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here