Ação de prevenção a aids no carnaval - Foto: M Porão

A Prefeitura de Macaé, por meio da coordenação do Programa DST/Aids, da Secretaria de Saúde, vem reforçando a conscientização sobre a prevenção das infecções sexualmente transmissíveis. Por conta das festas de Carnaval, será realizada nesta quinta-feira (20), a partir das 9h, uma ação no calçadão da Avenida Rui Barbosa, em frente à Sociedade Nova Aurora.

Na ocasião, profissionais dos programas DST/Aids e de Saúde do Homem farão a distribuição de preservativos masculino e feminino, folhetos informativos, além de chamar a atenção da população para que façam o teste de HIV. De acordo com a coordenadora do DST/AIDS, Cátia Nascimento, para ter acesso ao exame, basta fazer o agendamento na sede do Programa ou por telefone.

Ela lembra que as pessoas que desejarem pegar preservativos, os mesmos estão disponíveis nas unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF), de Pronto Atendimento da Barra e Lagomar (UPAs), Hospital Público de Macaé (HPM) e nos Prontos Socorros. “É importante, principalmente neste período de Carnaval, enfatizar o uso de preservativo nas relações sexuais, pois é a forma mais segura de prevenir as doenças sexualmente transmissíveis e a Aids”, disse.

O programa DST/Aids conta com o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), no qual é realizada a testagem rápida para diagnóstico para Aids, Hepatites B, C ou Sífilis – com apenas meia hora o exame fica pronto. Para realizar o teste, não é preciso qualquer cadastro e o paciente, se preferir, nem precisa se identificar.

Tratamento – O tratamento é realizado por uma equipe multidisciplinar composta por assistente social, psicólogos, enfermeiros, técnicos, auxiliares de enfermagem, farmacêuticos, biólogos e médicos de diversas especialidades, como infectologista, clínico geral, pediatra, dermatologista, ginecologista e profissionais de apoio.

O Programa DST/Aids funciona na Rua Alfredo Backer, 182, no Centro. Os agendamentos podem ser feitos de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h, ou pelo telefone 2796-1704 ou 2796-1234.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here