Durante dois meses, o profissional do Nupem/UFRJ irá descrever sobre as novas espécies de insetos junto ao grupo de pesquisa da BIONAT - Divulgação/ Universidade de Caldas (CO)

Vinicius Albano Araújo, que é especialista na área de biologia reprodutiva de insetos, está colaborando com pesquisa sobre novas espécies

Considerada uma das instituições mais importantes do Estado do Rio, o Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade Nupem/UFRJ está sendo novamente representado no exterior. O professor Vinicius Albano Araujo, que é especialista na área de biologia reprodutiva de insetos, está participando de um estudo junto ao grupo de pesquisa Biodiversidade e Recursos Naturais na Universidade de Caldas, na Colômbia.

Durante dois meses, o profissional irá descrever sobre as novas espécies de insetos. O objetivo da visita é entender a evolução do sistema reprodutivo desses animais, para que esse conhecimento possa ser utilizado para a implementação de estratégias de conservação e controle de pragas.

O docente do departamento de Biologia da Faculdade de Ciências Exatas e Naturais, Lucimar Gomes Dias, comentou sobre o estudo que vem sendo desenvolvido na universidade com o apoio do brasileiro.

“Estamos ampliando os nossos conhecimentos a respeito da reprodução dos insetos da região com ele. Além disso, Vinicius vem trabalhando com a BIONAT para aprofundar as questões dos insetos”, diz.

O grupo de pesquisa BIONAT é classificado na categoria A1 pelo Departamento Administrativo de Ciência, Tecnologia e Inovação (também conhecido como Colciencias) e suas linhas de pesquisa são: Biodiversidade e Sistemática, Ecologia e Modelagem de Paisagens, Ecologia e Monitoramento, Ecologia e Monitoramento, gestão e conservação de recursos.