Eduardo Neiva com a placa da premiação recebida pela SPE - Divulgação

O Físico Macaense Eduardo Neiva obteve mais um reconhecimento internacional na noite de ontem na capital Fluminense, no teatro Riachuelo, concedido pela Sociedade de Engenheiros de Petróleo – SPE, com sede nos Estados Unidos. Pela primeira vez tal premiação de reconhecimento máximo aos profissionais que atuam na indústria do petróleo no mundo ocorreu no Brasil.

Formado em Física pelo Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e especialista em Geofísica do Petróleo (UFRJ), Eduardo Neiva ingressou no primeiro grupo de Mestrado em Metrologia para Qualidade e Inovação (PUC-Rio). Após a fase no Rio de Janeiro, retornou à cidade de Macaé, participando da criação do Complexo Universitário de Macaé, com a criação de várias Faculdades em parceria com a UFRJ e a Universidade Federal Fluminense (UFF), o Centro de Educação Tecnológica e Profissional de Macaé e o Instituto de Metrologia e Tecnologia de Macaé – IMMT, sendo seu primeiro presidente.

Entre 2001 e 2002, assumiu a coordenação da Comissão Nacional, convocada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Inovação – INMETRO, para elaboração do Regulamento Técnico Metrológico para pagamentos de Royaties da produção de petróleo e gás natural. Ao mesmo tempo, foi responsável pela implantação de vários laboratórios de metrologia e inovação tecnológica, levando o Município de Macaé a conquistar o reconhecimento da Sociedade Brasileira de Metrologia – SBM, principalmente pelo desempenho do IMMT na área da saúde.

Ingressou na PETROBRAS como geofísico em 2006. Em 2013, retornou à presidência do IMMT, cedido pela gigante Brasileira do petróleo, estabelecendo uma nova filosofia de gestão científica e tecnológica, deixando como principal legado o escopo inicial da criação do Centro de Desenvolvimento Tecnológico – CDT IMMT-UFRJ Integrado e a criação de um Centro de Referência em Metrologia Química para atender às Necessidades das Indústrias Petroquímica e Farmacêutica.

Convidado a ingressar nos quadros da SPE, assumiu o Departamento de Comunicação da Seção Macaé. Nesse período, incentivou a criação da Graduação em Física, com ênfase em geofísica do petróleo e gerenciamento ambiental em águas subterrâneas da Universidade Federal do Acre – UFAC. Essa ação faz parte do cenário de atuação da SPE e se configurou como uma das maiores inovações no processo de ensino e na geração de expertise em áreas estratégicas para a indústria mundial de petróleo, principalmente a região norte do Brasil e suas relações com os países vizinhos da América do Sul e Caribe, colocando o Estado do Acre e a Amazônia Ocidental nas rotas de investimentos para esse segmento da indústria mundial, levando a indicação e a premiação concedida em nível internacional.

Eduardo Neiva com a Diretora de Refino, Gás e Energia da Petrobras, Anelise Lara, na cerimônia de entrega da premiação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here