Prefeitura substitui postes de iluminação pública deteriorados

277
Manutenção dos postes de iluminação pública acontece nos bairros da cidade e região serrana

Após três meses de levantamento por todo o município foi constatada a necessidade da troca de 45 postes

A Coordenadoria de Iluminação Pública, vinculada à Secretaria Adjunta de Serviços Públicos, da Secretaria de Infraestrutura, segue com o trabalho de manutenção por todos os bairros da cidade e também na região serrana. Após três meses de levantamento por todo o município, feito por engenheiros e técnicos do setor, foi constatada a necessidade da troca de 45 postes, tanto em bairros como nas vias expressas. Deste total, já foram substituídos 20 pontos.

Segundo informações do órgão, é necessário mais um mês e meio para realizar todas as trocas. Como esclarece o coordenador de Iluminação Pública, Marcelo Oliveira, a ação da maresia é determinante para a deterioração dos postes e equipamentos (lâmpada, núcleo, reator, relé, base de relé e fiação). “A deterioração poderia ser pior se não fizéssemos constantes manutenções. Para evitar esses problemas, fazemos ações preventivas, inclusive durante a noite”, informa.

“Os efeitos da corrosão e a exposição constante às chuvas e sol são determinantes. Por isso, realizamos sistematicamente atividades de manutenção”, esclarece o secretário adjunto de Serviços Públicos, Júlio Antunes, que ainda informa do processo em licitação para a revitalização em Led de toda a iluminação pública das orlas das praias Campista e Cavaleiros.

A ação se dá para maior segurança, não só para a população que circula no local, como para os profissionais que atuam na manutenção da iluminação pública do município. Além de resolver problemas de poluição visual.

Os postes de concreto/cimento estão sendo substituídos por igual material, de 17 metros cada, na Rodovia Amaral Peixoto (do Lagomar à Barra de Macaé e da Praia Campista ao Terminal Lagoa). E também ao longo da Linha Azul e no Centro (Rua Jandira Perlingeiro). Já os postes que serão substituídos ao longo da Linha Verde, tem 13 metros.

Cabos furtados

A coordenadoria ainda informa que nestes três últimos meses, quando foi realizada a vistoria específica para a troca dos postes deteriorados, a equipe constatou o furto de cerca de 1.400 metros de cabeamento. O furto, ato perigoso para quem pratica, uma vez que há risco de descarga elétrica, prejudica a vida da população, que pode ficar sem energia por um período. São desfalcadas ruas de bairros, como também vias expressas. Os bairros mais atingidos por este tipo de vandalismo foram Aeroporto, Lagomar e Novo Cavaleiros.

A ação da Coordenadoria de Iluminação Pública é rotineira, acionada pelas solicitações dos moradores e também pelas rondas diárias das equipes pela cidade. Somente em julho, foram atendidas 1.970 solicitações relativas à troca de lâmpadas, reatores e cabeamento/fios.

Disque-Luz

O call center recebe demandas de troca de lâmpadas queimadas ou danificadas por todo o território macaense, que facilita e agiliza os serviços de reparos. O Disque Luz Macaé funciona das 9h às 22h, de segunda a sexta-feira, e aos sábados, das 9h às 12h. Após esse horário e aos domingos é possível deixar um recado por meio de atendimento eletrônico identificando o local. Bairro, nome da rua, número da casa – se houver – próximo ao poste, e demais referências devem ser informadas, além do telefone para contato.

Para realizar chamadas, a população deve discar para o número 156 ou (22) 99790-1967 que funciona como atendimento de demandas via WhatsApp. Na informação é preciso constar o endereço e respectivos pontos de referências, bem como telefone para contato. Este telefone não recebe nem realiza ligações, e após o horário de 18 horas, todas as demandas solicitadas serão respondidas com número de protocolo de atendimento no dia seguinte. Após a geração do protocolo, o prazo para resolução é de 72 horas úteis. Sugestões de melhorias e reclamações podem ser encaminhadas para o e-mail disqueluz@macae.rj.gov.br.

Nos casos de solicitações de novos pontos, os interessados devem abrir processo administrativo no setor de protocolo da prefeitura, portando os seguintes documentos: RG, CPF, cópia da conta de energia atualizada e informar o motivo da solicitação. Demais informações, entre em contato com a Coordenadoria de Iluminação Pública, nos telefones 2796-1114 e 2759-0783.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here