Macaé-Odebateon
Prefeitura diz que no momento está sendo feita a etapa de pré-concretagem - Wanderley Gil

Melhorias visam garantir a segurança da estrutura, que já apresentava problemas nos últimos anos

Considerado um dos acessos de maior importância na ligação entre as áreas Sul e Central da cidade, o viaduto situado na Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106), na Praia Campista, segue recebendo as obras de melhorias. De acordo com a prefeitura, no momento está sendo feito o pré-preparo para concretagem (última laje) para interligar as pistas laterais. Segundo ela, essa fase exige 20 dias de cura para então ser realizado o asfaltamento.

As obras vêm sendo realizadas desde o ano passado quando, inclusive, chegaram a ficar paralisadas. Moradores dos bairros do entorno procuraram o jornal O DEBATE inúmeras vezes para cobrar do poder público o início dos trabalhos e esclarecimentos por conta do valor da recuperação da estrutura.

Naquela época, a nossa equipe de reportagem chegou a visitar o local, onde pôde comprovar as denúncias. Além disso, também foram detectados problemas na ocasião. Um deles foi presenciado nas colunas de sustentação, onde era possível notar que elas já estavam desgastadas e os ferros aparentes.

Em junho, a prefeitura tinha alegado que o atraso era devido a greve dos caminhoneiros, que comprometeu o recebimento dos materiais utilizados na obra. Com os trabalhos em andamento, quem passa por ali diariamente diz que a reforma representa um alívio. “Hoje essa é a principal via de ligação ao Centro. Muitos veículos circulam por aqui, se nada fosse feito poderia comprometer a estrutura e, na pior das hipóteses, causar até um acidente. Eu sempre paro o carro na Costa do Sol e já tinha me chamado a atenção aqueles ferros expostos”, diz José Roberto.

A maioria das pessoas não tinha o conhecimento da real estrutura do viaduto. “Passo sempre por cima, então nunca soube que estava assim por baixo. Acredito que muitos também não sabiam. Só soube quando vi as obras serem feitas”, relata Ana Carolina, moradora do Bairro da Glória.

No local, a placa da obra instalada informa que o valor investido é de R$ 1.201.720,61. A quantia é destinada para a contratação de uma empresa especializada em construção civil para realizar o reforço e recuperação do viaduto. O contrato prevê que ela terá que oferecer a mão de obra, o material e os equipamentos necessários.

O prazo para que tudo seja concluído é 15 de fevereiro. A nossa equipe de reportagem questionou a prefeitura sobre o prazo, no entanto ela não detalhou a data que os trabalhos serão finalizados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here