Canal da Linha Vermelha está recebendo nova galeria com 5 metros de largura por 3 metros de profundidade, interligando com o Canal da Evaldo Costa - Divulgação

Trabalhos de ampliação da rede estão sendo feitos no Canal da Fábio Franco, na região central. Previsão é que a primeira fase do projeto seja concluída até agosto

O problema dos alagamentos ainda faz parte da rotina de muitos macaenses. Uma das regiões mais afetadas quando chove é a central. Diante disso, a prefeitura vem realizando, desde o final do ano passado, obras pela cidade para minimizar as enchentes em diversos pontos.

Uma delas é a de macrodrenagem no canal da Linha Vermelha. Na manhã desta terça-feira (10), a equipe do prefeito, Dr. Aluízio, publicou, no Twitter (@draluiziojunior), fotos atualizadas sobre o andamento das obras nessa localidade, que iniciaram no mês passado.

Sempre que chove, esse trecho sofre com o transbordamento do córrego e, consequentemente, invade a rua, forma bolsões d’água e chega a atingir alguns imóveis próximos.

As melhorias pretendem acabar com esse problema. Para isso, está sendo feita a ampliação do canal. A extensão é de 1.700 metros até a altura do supermercado Extra, na Riviera Fluminense. As galerias implantadas terão cinco metros de largura por três metros de profundidade. Assim como os outros canais, ele será conectado com o da Evaldo Costa, facilitando, assim, o escoamento da água de forma mais rápida.

As obras também seguem em outros pontos. O objetivo é beneficiar os bairros Praia Campista, Sol y Mar, Campo d’Oeste, Novo Horizonte, Visconde de Araújo e Miramar.

Segundo a prefeitura, o projeto também inclui a construção de outros canais auxiliares nas Ruas Jonas Mussi e Cristal, no Sol Y Mar, por onde as obras começaram.

Na Rua Jonas Mussi, foram feitas melhorias em 550 metros de extensão com a implantação de manilhas de 3.60 de largura x 1,90 de profundidade. Na Rua Cristal, são 450 metros de extenso com 3,80 de largura x 2,0 de profundidade. Os dois canais seguirão até a Rua Humberto Queiroz Matoso.
A previsão é de que a primeira etapa da obra seja concluída até agosto desse ano. Os serviços também serão feitos nas estações de bombas da elevatória da Télio Barreto, que terão a capacidade aumentada em quatro vezes.

Lembrando sempre a população que ela também pode fazer a sua parte no combate as enchentes mantendo a cidade limpa. Jogar o lixo em locais inadequados e acumular entulhos em calçadas e ruas podem acabar entupindo as galerias, evitando o escoamento rápido das águas.