Reunião Semanal - Plantão da equipe da Superintendência de Educação Infantil - Divulgação

O ensino municipal conta 62 escolas de Educação Infantil

O estudo dos 15 mil estudantes, na faixa de dois a cinco anos, durante o período de distanciamento social, tem sido um desafio para pais, responsáveis, professores e crianças. Diante disso, a Educação Infantil da rede municipal intensificou as sugestões pedagógicas online para diversificar a rotina familiar e incentivar a união por meio de vivências, que acontecem através de brincadeiras e interações, nas quais a garotada possa realizar escolhas, colaborar e criar. Todas as orientações pedagógicas estão no blog www.educacaonaopara.com. O ensino municipal conta 62 escolas de Educação Infantil.

Além do blog, os conteúdos da Educação Infantil também estão sendo disponibilizados no aplicativo “Educação Não Para”, criado pela equipe do Inova Macaé, do Laboratório de Inovação em Gestão Pública, vinculado à Secretaria Municipal Adjunta de Planejamento, em parceria com o Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal (NTM). Os materiais podem ser acessados em dispositivos móveis Android na loja virtual Google Play pelo link https://bit.ly/2VBdLJp.

Já para dispositivos móveis da marca Apple, o conteúdo pode ser encontrado no link https://app.vc/educacaonaopara. O blog e os aplicativos são considerados ferramentas necessárias para contribuir na construção de vínculos com as famílias dos alunos, mesmo que por meios virtuais.

Na ferramenta virtual, na aba Educação Infantil, no ícone “Registros das Famílias”, são destacados relatos dos momentos de interação familiar, através das sugestões postadas semanalmente no blog. No tópico “Vivências” são encontrados cronogramas semanais, vídeos, músicas, receitas, histórias, jogos interativos e todas as propostas pedagógicas enviadas pelos professores da rede municipal. Já no ícone “Entendendo a Educação Infantil”, são compartilhados temas, a exemplo de como está sendo construída a Educação Infantil em Macaé.

Termos e conceitos frequentes nesta primeira etapa da infância são exibidos no “Dialogando com as famílias”, em que também são abordadas temáticas como educação afetiva, disciplina positiva, empatia, respeito e acolhimento, além de textos que auxiliam na compreensão do momento da pandemia.

Espaço do professor

“Este período de distanciamento social deve ser marcado por diálogos, paz e atividades alegres, garantindo principalmente as brincadeiras. Tão importante quanto pensar brincadeiras para as crianças e famílias é refletir sobre nossa prática enquanto educadores. Por isso criamos o ‘Espaço do professor’, com opções de livros, vídeos e artigos que colaborem para pensar nossas ações pós-pandemia”, pontua a Superintendente de Educação Infantil, Mariana Duarte.

A campanha “Educação não para e não deixa ninguém parado” também mobiliza educadores e a equipe pedagógica da Superintendência de Educação Infantil, que se reúnem em plantões e videoconferências, em que separam os conteúdos, planejam, analisam , tratam das postagens e tiram dúvidas dos pais e responsáveis, através do blog.

Para quem não tem acesso à internet, também são sugeridas atividades com materiais não estruturados, que são objetos acessíveis em casa que podem ser colocados à disposição da criança para que elas inventem a sua própria brincadeira, como palitos, botões, rolos de papel higiênico, rolha, barbante, caixas, tecidos, pneus e elementos da natureza como folhas.