Prefeitura lança livro “Macaé, do caos ao conhecimento” na Brasil Offshore

412

Obra reúne artigos científico-acadêmicos elaborados por 68 pesquisadores da UFRJ

A Prefeitura de Macaé lançará o livro “Macaé, do caos ao conhecimento – Olhares acadêmicos sobre o cenário de crise econômica”, durante seminário, realizado no próximo dia 26, às 16h, na 10ª edição da Brasil Offshore. A Feira Internacional da Indústria de Petróleo e Gás acontecerá no município de 25 a 28 deste mês, no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, e será palco da retomada dos negócios offshore no Brasil, comemorando seus 20 anos de rodadas de negócio e aperfeiçoamento profissional.

Produzido pelo Núcleo de Estudo e Pesquisa – Observatório da Cidade, o livro reúne artigos científico-acadêmicos elaborados por 68 pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal Fluminense (UFF), do Instituto Federal Fluminense (IFF), da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf) e da Faculdade Municipal Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), além de servidores municipais.

No evento, o prefeito de Macaé, Dr. Aluizio, receberá os reitores das Instituições de Ensino Superior (IES), parceiras no projeto, para falar sobre a “Universidade Pública e Interiorização: perspectivas para o desenvolvimento de Macaé e região”. Participarão do painel, às 16h45, a reitora eleita da UFRJ, Denise Pires de Carvalho; o reitor da UFF, Antonio Claudio Lucas da Nóbrega; da Uenf, Luiz Passoni; e do IFF – Campos dos Goytacazes, Jefferson Manhães de Azevedo.

Este painel será mediado pelo secretário de Ensino Superior, Márcio Magini. Antes, haverá a abertura, com o painel, às 16h15, sobre “Macaé: Experiência, Crise e Perspectivas”, com a participação dos professores Romeu e Silva Neto, do IFF; Vitor Yoshihara Miano, também do IFF; Lia Hasenclever, da Universidade Cândido Mendes; Glauco Nader, da UFF; e Giuliano Alves Borges e Silva, também da UFF. A mediação será feita pela coordenadora do Observatório da Cidade, Scheila Ribeiro de Abreu e Silva, e Meynardo Rocha de Carvalho, da Secretaria de Ensino Superior.

O livro é fruto de um ano e meio de trabalho de toda a equipe, conduzida pela Secretaria Municipal Adjunta de Ensino Superior, vinculada à Secretaria Municipal de Educação e, a Brasil Offshore – a terceira maior feira do setor no mundo – foi o momento escolhido para o lançamento porque reúne empresas e tecnologias ligadas à cadeia produtiva do município. A feira oferece networking, inovação, experiência e negócios e o livro é parte integrante deste momento porque seus artigos levam ao debate holístico sobre Macaé no período da crise, de 2012 até hoje.

Os pesquisadores trabalharam dentro da concepção de se compreender a dinâmica da cidade, a retrogressão da cadeia produtiva de petróleo, a partir da análise de indicadores já validados pelos diversos órgãos de controle, e com apontamentos de perspectivas de políticas públicas para o município nas diversas áreas, tais como economia, saúde, educação, meio ambiente e outras.

A ideia de fazer o livro surgiu da necessidade de pensar o município como um todo com base no capital intelectual produzido no ensino superior e aproximar a universidade da população. Desta forma, o trabalho consolida Macaé como a Cidade do Conhecimento com as faculdades e universidades cumprindo o seu papel como importante fonte de recursos humanos, de desenvolvimento e ciência.

O lançamento é aberto ao público, mas, os interessados precisam garantir a sua participação, gratuitamente, fazendo o credenciamento no site da Brasil Offshore https://www.brasiloffshore.com/. O Centro de Convenções está localizado ao lado do Parque de Exposições, à Rodovia RJ-106, no bairro São José do Barreto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here