A Prefeitura de Macaé iniciou na manhã desta quarta-feira (20) a imunização contra a Covid-19 em profissionais de cinco serviços de saúde do município. As equipes volantes vacinaram 252 pessoas, entre 9h e 11h, da linha de frente de unidades como Hospital Público de Macaé (HPM), Centro de Triagem do Coronavírus (CTC), Hospital São João Batista, Clínica São Lucas e Unimed. Nesta terça-feira (19), 10 pessoas foram vacinadas em ato simbólico, no Centro de Convenções, com a presença do prefeito Welberth Rezende e outras autoridades.

A enfermeira Cecília Teixeira Moreira, 39 anos, foi a segunda profissional imunizada no CTC. Ela atua desde o início da pandemia na linha de frente do combate ao coronavírus. “A vacina representou um misto de ansiedade, medo e emoção. Estou há nove meses trabalhando com pacientes do Covid-19 e ser imunizada sem ter a doença é gratificante”, frisou.

Estão envolvidos, aproximadamente, 30 profissionais entre as Secretarias de Saúde e Mobilidade Urbana, além da Polícia Militar. No período da tarde, a imunização acontecerá em quatro asilos da cidade, beneficiando 120 idosos.

As 2.973 doses atenderão, inicialmente, 34% dos profissionais de saúde, já que Macaé tem registrado cerca de 8 mil. A expectativa é que as vacinas, recebidas de helicóptero nesta terça-feira (19), sejam aplicadas no prazo de uma semana. A previsão da segunda dose é entre 14 e 28 dias após a primeira. A Prefeitura de Macaé também foi contemplada com 74 mil seringas e agulhas.

Mesmo com o início da campanha de imunização do coronavírus, os hábitos de higiene e prevenção devem continuar em 2021. A orientação é manter o uso da máscara, higienização frequente das mãos e distanciamento social nos primeiros meses após a vacina.  

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here