Falta de pavimentação gera transtornos aos moradores. Em dias de chuva, a lama dificulta a mobilidade. Em dias de sol, a poeira invade os imóveis e causam problemas de saúde - Eu leitor, o Repórter

Em seu Twitter, Dr. Aluízio diz que concorrência será no próximo dia 24. Ele garantiu que após isso as obras serão retomadas. Urbanização contemplará a Granja, o Novo Cavaleiros e o Vale Encantado

No mesmo local onde grandes empresas do país e do mundo se concentram e bilhões circulam todos os anos, alguns bairros ainda sofrem com a falta de serviços básicos. Um exemplo disso fica em uma região onde está situado o Polo Offshore.

Desde 2014, os moradores dos bairros Vale Encantado, Granja dos Cavaleiros e Novo Cavaleiros vivem a expectativa da retomada das obras de urbanização e infraestrutura. Mas, segundo a prefeitura, isso promete mudar em breve. Há poucos dias, o prefeito, Dr. Aluízio, divulgou no seu Twitter (@draluiziojunior) a data da nova licitação do Consórcio Vale Encantado. Segundo ele, o processo para a contratação da nova empresa que irá assumir as obras será no próximo dia 24.

Ao ser questionado por um morador, ele ressaltou que, a partir daí, começa de fato a obra. Apesar de não dar datas sobre a volta dos trabalhos na região, o prefeito também assegurou que, até o final desse ano, os moradores terão um novo bairro.

O anúncio é visto com grande expectativa pela população, uma vez que os bairros, apesar de estarem situados em uma região nobre da cidade, carecem de vários serviços de infraestrutura, como drenagem e pavimentação.

Dr. Aluízio prometeu retomada dos trabalhos na região depois de ser questionado por um seguidor em sua página no Twitter – Reprodução/ Twitter

“A prefeitura vem fazendo obras em vários pontos da cidade, só falta essa região, que paga um IPTU caro todos os anos. Vamos aguardar, com esperança, que esse ano, pelo menos, comecem os trabalhos aqui. Essa urbanização é muito esperada pelos moradores há anos”, diz Dirant Ferraz.

Segundo os moradores, quando chove, fica praticamente impossível transitar pelas ruas por conta da lama. Já quando o tempo está bom, é a poeira que gera transtornos e problemas de saúde nas pessoas. Nos últimos anos o jornal O DEBATE acompanhou de perto o drama de quem vive ali.

Dirant diz que a prefeitura faz serviços paliativos no bairro, mas destacou que ficar nisso não basta. Ele alerta que é preciso concluir as obras para solucionar o problema de vez e não apenas amenizá-lo.

“Eles têm colocado brita, só que quando chove carrega tudo, ou seja, é dinheiro do povo jogado fora”, completa.

A urbanização da região, que engloba a Granja dos Cavaleiros, o Novo Cavaleiros e o Vale Encantado, segue parada há cerca de seis anos.

Orçadas em mais de R$ 54 milhões, as obras de urbanização foram paradas, segundo a prefeitura, na época, por conta de questões burocráticas envolvendo o consórcio responsável. Ela também enfatizou que seria feito um novo processo licitatório para a troca da empresa. O prazo dado para que isso fosse feito, e as obras retomadas, era de 45 dias, ou seja, expirou em maio de 2015. Agora, em 2020, a população aguarda os próximos capítulos dessa novela.