Segundo os moradores, problema afetou a maioria das residências e estabelecimentos comerciais na Nova Macaé

Moradores da Nova Macaé procuraram o jornal O DEBATE. Nova Cedae diz que o serviço foi normalizado no bairro

 

Conhecida nacionalmente como a Capital do Petróleo, Macaé também é a cidade da falta d’água. Entra ano, muda governo e o problema não é solucionado. Enquanto isso, quem sofre as consequências desse descaso é a população. Essa semana, moradores da Nova Macaé procuraram o jornal O DEBATE mais uma vez para denunciar falhas no abastecimento na localidade.

Segundo Lívia Portugal, apesar de a conta ser cobrada todos os meses, água na torneira tem se tornado um luxo no bairro. “Estamos em casa sem cair uma gota nas torneiras há dias. A última vez que vimos água foi no ano passado. Tem moradores esperando a chuva para coletar água e tomar banho, outros comprando caminhão-pipa. É uma vergonha o que eles fazem com o nosso bairro, pois não é de hoje que a água aqui é racionada. A água aqui só cai a cada três dias, mas agora no verão eles estão nos torturando ainda mais”, relata.

De acordo com a moradora, o problema não é um caso pessoal, pois atinge seus vizinhos da Rua Sebastião Adriano Poyares (antiga Rua 3) e entorno. “O problema não é exclusivo na nossa rua. Sei que moradores das ruas 2 e 7 também compraram caminhão-pipa, além do proprietário da mercearia Águia Branca, que teve transtornos com a falta d’água”, afirma ela.

Infelizmente o problema de abastecimento atinge toda a cidade, principalmente nessa época do ano. Na Virgem Santa, em um condomínio, com mais de mil unidades habitacionais, moradores também tiveram que apelar para formas alternativas de abastecimento. “No final de semana precisamos comprar caminhões-pipa porque a água não estava chegando. Isso não é um caso isolado. Vira e mexe precisamos buscar isso para conseguir manter a caixa do condomínio abastecida, o que acaba afetando o orçamento do condomínio, que gera um custo extra, fora a necessidade de racionar água. No verão, com criança em casa de férias a gente faz como? Em Macaé isso é uma vergonha. Moro aqui há 10 anos e nunca vi solução, pelo contrário, só piora a cada dia. O prefeito prometeu resolver essa questão, mas na realidade nada fez”, diz Maria Fernanda.

A nossa equipe de reportagem entrou em contato com a Assessoria de Comunicação da Nova Cedae que, em nota, explicou que o abastecimento na Nova Macaé já havia sido retomado. A companhia ressaltou que ela orienta que os clientes disponham de sistema de reserva interior (caixa d’água ou cisterna) compatível ao consumo do imóvel.

Com o aumento nas reclamações referentes ao abastecimento, o jornal O DEBATE está criando um canal com os seus leitores. Quem estiver com problemas referente a água, pode enviar uma mensagem pelo WhatsApp: (22) 99609-9064. Na hora é importante, além de informar há quanto tempo o problema está acontecendo, o nome e o endereço completo. Esse contato também poderá ser usado para outras denúncias.