Poeta Raphael Carvalho lança seu terceiro livro

241

Novamente, poeta da região conquista evidência no cenário literário apresentando o reúne seu expressivo talento. Trata-se do professor Raphael Carvalho, que se prepara para lançar o seu terceiro livro, intitulado “No meio do certo o inesperado se esconde”. O seu lançamento está marcado para acontecer, no próximo dia 15, de janeiro de maneira remota.

O poeta esclarece que a obra fecha uma série de coletâneas correspondentes a leitura que ele faz de seu próprio cotidiano, traduzindo em versos seus amores, viagens, amizades e fatos comuns do dia a dia registrados em forma de versos. Este terceiro livro traz em sua contracapa o poema “Transformação”, de autoria de sua filha Cecília Gusmão Teixeira, aos 17 anos, que já revela o talento herdado com as palavras.
Além da Cecília, participam do livro: Denise Quintal (prefácio) e Durval Fagundes (orelha).

Novidades para 2021

O poeta destaca novos projetos para o ano de 2021, juntamente com Ivo Vargas, Euzébio Ribeiro, Durval Fagundes e Rodolpho Mendes. Esse colegiado de artistas está à frente de um movimento artístico nomeado por eles como ‘Nós Caiçara’, inspirados na cultura dos povos caiçaras da região dos lagos e baixada litorânea, a ideia é através das múltiplas artes envolvidas, como música, poesia, artes plásticas, gastronomia, dança e etc.

Raphael ressalta que estão previstos ressaltar valores e hábitos fundamentais para nossa sociedade, como a relação mais equilibrada e protetora com o meio ambiente, o manejo de alimentos sem a utilização de agrotóxicos (orgânicos), um convite maior a contemplação e desaceleração, englobando esse movimento artístico, lançamento de discos e livros, exposições com a temática caiçara, peças teatrais e documentário. “Ou seja, 2021 promete muita produção artística na região”, disse.

Raphael

Raphael Carvalho nasceu em 20 agosto de 1982 na cidade do Rio de Janeiro. Aos 5 anos de idade se mudou com a família para Volta Redonda, interior do estado, onde se tornou professor capoeirista e concluiu a graduação em Educação Física. Professor concursado na prefeitura de Macaé desde o ano de 2007, atualmente trabalha na secretaria de educação nos módulos do Cemeaes da Barra de Macaé e Aeroporto. No ano de 2015 ingressou no meio artístico participando de eventos de poesia e música tendo como seus principais parceiros no campo artístico, os amigos Joca Jorge, Rodolpho Mendes, Ivo Vargas, Euzebio Ribeiro e poeta Xandu, do ‘Ratos di versos’.
Em 2018 lançou seu primeiro livro “Contudo… É Só”; e em 2019 “Vida Sem Sonho é Água Parada”

Transformação

“O mundo gira, gira, gira sem parar
Assim como ele, a nossa vida também está sempre a se movimentar
Se até um átomo pode se transformar em outro, quem somos nós para a mudança evitar
O que aconteceu, está para sempre na história
Porém cada escolha errada, pode vir a gerar futuras vitórias
Então não me arrependo, lamento ou choro
A vida é confronto, caos e colisão
Nesse momento já me lembro, que todo lindo arco-íris aparece depois de um trovão
Vivo um dia de cada vez, já que o presente é garantia
O futuro ninguém conhece
E o passado é sabedoria.”

Cecília Gusmão Teixeira
(Filha do poeta Raphael Carvalho)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here