Centenas de policiais militares atuarão de forma ostensiva em seis municípios de abrangência do 32° BPM, a partir desta segunda-feira (16) - Wanderley Gil 

Ação terá início nesta segunda-feira (16), nas cidades de abrangência do 32° BPM. Entre os municípios estão, Macaé, Rio das Ostras, Carapebus, Casimiro de Abreu, Quissamã e Conceição de Macabu

O Comando de Policiamento do 32º Batalhão da Polícia Militar (BPM) de Macaé inicia nesta segunda-feira (16) a Operação “Papai Noel”. A ação policial tem por finalidade o combate aos crimes contra o patrimônio, como assaltos e furtos, que aumentam nesta época de fim de ano e visa dar mais segurança aos cidadãos de Macaé no período do Natal e Réveillon em pontos de grande movimentação de pessoas durante esse período de festas no município.
A meta é fazer com que as pessoas se sintam seguras ao circular pela cidade, com finalidade de reduzir o índice de ocorrências policiais neste período do ano quando a população vai fazer as compras natalinas.

A operação “Papai Noel”, Natal com segurança em Macaé, conta com centenas de militares fazendo a ronda a pé, além de viaturas que fazem a ronda com policiais, distribuídos no centro comercial, nas proximidades dos shoppings centers e das agências bancárias.

O policiamento reforçado inicia nesta segunda-feira e está previsto para até o Réveillon, com militares divididos por turnos e permanecendo nos locais no início da movimentação e abertura das lojas, às 8h, até o encerramento do expediente comercial. Os agentes irão atuar em pontos estratégicos, como rodoviária, praia e calçadão. As atividades de policiamento ostensivo serão reforçadas a partir desta segunda quinzena de dezembro para garantir a segurança dos comerciantes e das pessoas que vão às compras.

Essa operação Papai Noel é realizada anualmente, em virtude do aumento no fluxo de veículos e de pessoas no perímetro urbano e do prolongado horário de atendimento do comércio local por ocasião dos festejos natalinos e de fim de ano.

É um trabalho preventivo. A intenção é que nada ocorra de anormal nesse período. O objetivo do BPM é colaborar para que a população tenha um Natal e um Réveillon com o menor índice criminal dos últimos tempos.

Dicas de segurança

* Procure sempre andar acompanhado, se possível em grupos, e evite lugares mal iluminados, que facilitam as ações dos criminosos.
* Evite ostentar joias, dinheiro, cartões de crédito.
* Se você sentir que está sendo seguido, entre numa loja, banca de jornal, ou qualquer outro local movimentado.
* Procure estar atento a tudo que está acontecendo ao seu redor.
* Se sentir que alguém está lhe observando (muito atento em você), se alguma coisa ou determinado comportamento de alguém lhe parecer estranho, há possibilidade de você estar sendo observado.
* Selecione todos os locais que você deverá seguir, para chamar a polícia o mais rapidamente possível.
* Evite conversar com pessoas estranhas, principalmente em bancos, onde é frequente pedir-se para que outras pessoas efetuem as operações nas máquinas bancárias. Em caso de dúvidas procure diretamente a gerência.
* Observe que muitos golpes são executados a partir de relacionamentos de momento.
* Quando sair de um banco, verifique sempre se você não está sendo seguido.
* Evite as aglomerações que se formam em lojas, barracas de camelôs, portas de bancos, etc., para que você não seja ludibriado por elemento que faça parte de grupos criminosos.
* Tenha muita atenção para com as pessoas que se aproximam para pedir informações de qualquer tipo.
* Lembre-se: Nunca reaja aos assaltos. Procure memorizar a fisionomia do assaltante para descrevê-lo ou identificá-lo na Polícia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here