Lotação de eleitores, pouca seção e confusão foram um dos problemas registrados durante o pleito para o Conselho - Foto Wanderley Gil 

Contagem de votos teve início na manhã desta segunda-feira (7), por volta das 8h, na sede da 15ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Macaé

Desde as primeiras horas da manhã de segunda-feira (7), por volta das 8h, o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDDCA) e a promotoria da Infância e Juventude acompanham a contagem de votos da eleição dos conselheiros tutelares dos novos membros que irão atuar no município de Macaé e região serrana.
A aferição – no sistema de cédula em papel -, acontece na 15ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Macaé, onde serão conhecidos os 15 novos titulares do órgão.

Até às 16h desta segunda-feira (7), das 39 urnas espalhadas nos locais de votação (Escola Estadual Matias Neto, Escola Municipal Maria Izabel Damasceno e região serrana de Macaé), 9 já foram apuradas, sendo quatro urnas da região serrana e cinco urnas de Macaé.

O resultado que estava previsto para chegar ao fim da tarde de segunda-feira (7), está atrasado devido a escolha pela apuração manual. A previsão, segundo informação dos membros da OAB é que o resultado seja divulgado no fim da noite de hoje (7).
A apuração dos resultados das cidades de Cabo Frio, Rio das Ostras, Barra de São João e Casimiro de Abreu foram concluídos no início da tarde.

Em breve, a Comissão Especial Eleitoral do CMDDCA irá publicar o resultado final dos eleitos e fará realizar a capacitação obrigatória dos novos Conselheiros Tutelares e Suplentes no mês de dezembro. A posse dos conselheiros que irão atuar entre os anos de 2020 e 2023 será feita no dia 10 de janeiro de 2020.

De acordo com o presidente da Comissão Especial Eleitoral para Eleição dos Conselheiros Tutelares, Rafael Amorim, o processo de eleições para a composição dos Conselhos Tutelares foi constituído de três fases distintas, interdependentes e eliminatórias, conforme o artigo 12.