Arquivo O DEBATE

Grupo é o único na América Latina na final da melhor imagem em microscopia de fluorescência da Sociedade Americana de Biologia Celular (ASCB)

Pesquisadores do Instituto de Sustentabilidade e Biodiversidade Nupem, vinculado a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – Campus Macaé, são os únicos na América Latina que estão concorrendo ao prêmio de melhor imagem em microscopia de fluorescência da Sociedade Americana de Biologia Celular (ASCB).

A imagem da equipe brasileira que está concorrendo entre os finalistas mostra a arquitetura da actina filamentosa de um inseto barbeiro (Rhodnius prolixus). Os autores da imagem são: Carina Azevedo, Sandy Alves e o diretor do NUPEM/UFRJ, Prof. Dr. Rodrigo Nunes da Fonseca.

Na categoria “People’s Choice Award”, o público é quem vota na foto que gostou mais. A votação vai até a próxima segunda-feira (11).

Para trazer esse prêmio para Macaé e para o Brasil, é fundamental que todo mundo vote e divulgue o link: https://ascb.submittable.com/gallery/26c06a58-183c-4951-bcd1-b0ca43a751e6/14011009.

O grupo de pesquisa da UFRJ que está na final tem como objetivo entender o papel de alguns peptídeos específicos que podem ter uma influência crucial na organização do citoesqueleto dessa glândula. A compreensão desse processo pode gerar informações importantes sobre a fisiologia dos insetos e como evitar a transmissão da doença de Chagas.

Em nota, o Instituto NUPEM/UFRJ agradeceu a “notícia e parabenizações da PR-2, dos demais colegas da UFRJ e de outras instituições por estarem entre os finalistas da competição”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here