Renovação de matrícula deverá ser feita na instituição onde o aluno estuda - Arquivo/ O DEBATE

Procedimento deverá ser feito na escola onde o aluno estuda. Matrícula para novos estudantes segue até o dia 4 de dezembro na internet

Termina na próxima sexta-feira (22), o período para renovação de matrícula dos estudantes que desejam continuar estudando em uma das unidades de ensino da rede pública estadual no ano letivo de 2020. O procedimento deverá ser feito pelo responsável legal do menor ou pelo próprio aluno (caso seja maior de 18 anos) na escola onde ele está alocado.

Segundo a Secretaria de Estado de Educação (Seeduc), reforça a necessidade de o estudante matriculado na rede pública estadual garantir sua vaga no próximo ano letivo.

Já para quem deseja ingressar em uma instituição do estado, o período de pré-matrícula segue até o dia 4 de dezembro. As inscrições devem ser feitas pelo site www.matriculafacil.rj.gov.br.

A Seeduc explica que na 1ª fase, os alunos deverão escolher três opções de sua preferência, sendo que serão alocados em apenas uma unidade de ensino. Ela esclarece ainda que os estudantes são alocados obedecendo aos seguintes critérios, conforme o art. 53 do Estatuto da Criança e do Adolescente, na seguinte ordem: preferência à pessoa com deficiência; preferência para crianças e adolescentes até 18 anos incompletos, permanência na Rede Pública de Ensino; proximidade da residência; em caso de empate, a prioridade será para o aluno mais novo.

Na página de inscrição, o aluno encontrará informações sobre como se inscrever; escolas com vagas disponíveis; idade para cada série ofertada; como e quando confirmar a matrícula na escola. O sistema informatizado é uma maneira democrática e prática para que estudantes de outras redes de ensino – municipal ou privada, por exemplo – tenham oportunidade de estudar em uma escola pública estadual.

No momento da inscrição, o interessado poderá escolher escolas que ofertam Ensino Médio Regular; Ensino Médio Integrado à Educação Profissional em tempo integral – em que o estudante também faz um curso técnico -; Ensino Médio Intercultural – que promove a proficiência de uma Língua Estrangeira -; Ensino Médio Inovador – com propostas curriculares inovadoras nas escolas -; unidades que ofertam Curso Normal (Formação de Professores); Educação de Jovens e Adultos (EJA) e, também, escolas de Ensino Médio em tempo integral com ênfase em Empreendedorismo.

A relação de nomes dos alunos alocados será divulgada no site www.matriculafacil.rj.gov.br, no dia 20 de dezembro. Os alunos alocados devem confirmar a matrícula diretamente nas escolas entre os dias 6 e 8 de janeiro de 2020. Por isso, os estudantes e pais devem ficar atentos e acompanhar as informações por meio do site Matrícula Fácil e pela página da Seeduc no Facebook, no endereço www.facebook.com/seeducRJ.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here