Parlamentares defendem aquisição de novo tomógrafo

188
Márcio Bittencourt solicitou, por meio de requerimento, que o Executivo estude a possibilidade de adquirir um novo tomógrafo

A criação de um centro de imagens também foi discutida durante a sessão

Com a proposta de diminuir a fila e o tempo de espera para a realização de uma tomografia, o vereador Márcio Bittencourt (MDB) solicitou, por meio de requerimento, que o Executivo estude a possibilidade de adquirir um novo tomógrafo. A proposta foi aprovada por unanimidade, na sessão da Câmara de Macaé desta quarta-feira (12), além de ter gerado debate sobre a necessidade da criação de centro específico de diagnósticos por imagens.

Atualmente, a rede pública municipal dispõe de apenas um aparelho para a realização do exame. “O nosso pedido é para que a secretaria adjunta de Média e Alta Complexidade analise o caso, pois será de grande importância para a população que precisa do serviço”, disse Márcio.

Demonstrando indignação, Marvel Maillet (Rede) citou casos de pacientes que, de acordo com ele, aguardam até um ano para realizar uma tomografia. “Estamos falando de uma cidade com orçamento de R$ 2,5 bilhões. Não dá para aceitar essa demora e todos os vereadores precisam cobrar. A gente lutou muito e apresentou diversas emendas orçamentárias para que a prefeitura comprasse um mamógrafo, mas ainda não é suficiente.”

O presidente Eduardo Cardoso (PPS) lembrou que há vários anos também defende e propõe, na Lei Orçamentária Anual (LOA), a aquisição de novos aparelhos que possam ampliar a realização de exames. Para Robson Oliveira (PSDB), a saúde local precisa se reinventar. “Macaé, com a importância que tem, não pode aceitar atendimentos demorados assim”, criticou.

Buscando o apoio da Câmara, Marcel Silvano (PT) sugeriu que uma emenda impositiva, assinada por todos os vereadores, destine R$ 10 milhões para viabilizar um centro de imagens, no orçamento de 2020. O valor foi estimado para a compra de novos aparelhos, incluindo também os de raio-x, ultrassonografia, mamografia, entre outros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here