Parceria entre a UFF e empresa multinacional resulta em projeto

911
O objetivo principal é aproximar a instituição e o mercado de trabalho através do compartilhamento de saberes teóricos e práticos

Programa de Desenvolvimento de Lideranças com ênfase na promoção da Qualidade de Vida no Trabalho acontece em Rio das Ostras

Uma parceria entre a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a multinacional Aker Solutions resultou na criação de um Programa de Desenvolvimento de Lideranças com ênfase na promoção da Qualidade de Vida no Trabalho.

A iniciativa começou em julho, no município de Rio das Ostras, com o objetivo principal de aproximar a instituição e o mercado de trabalho através do compartilhamento de saberes teóricos da universidade e das práticas da empresa no âmbito da gestão e desenvolvimento de pessoas.

Ela faz parte do Projeto de Extensão Café com RH: Promovendo Ações em Prol da Melhoria da Qualidade de Vida no Trabalho em Macaé, que faz parte do Laboratório de Pesquisa, Ensino e Extensão – Pessoas, Subjetividade, Organizações e Trabalho (LAPEEX-PSOT), que busca explorar temas relacionados à temática.

“A aproximação da universidade com a Aker Solutions traz inúmeros ganhos, tanto para os profissionais, permitindo ampliar as possibilidades de desenvolvimento, quanto para os alunos da universidade, que têm a oportunidade de conhecer na prática a realidade de uma organização, abrindo também um canal para atrairmos futuros profissionais para a organização”, ressalta a consultora de RH da empresa, Marcela Chamano.

No primeiro encontro na parte da manhã, foi realizado o primeiro módulo junto aos gestores e, no período da tarde, a empresa norueguesa recebeu alunos para uma visita técnica na organização. Profissionais de diferentes áreas apresentaram suas práticas e tiraram as dúvidas dos estudantes presentes por meio de uma roda de conversa.

“O resultado desse primeiro encontro foi muito positivo e as expectativas para a sequência do programa de parceria são as melhores possíveis. A UFF e a Aker Solutions, por meio desta parceria, mostram que empresa e universidade podem aprender, reproduzir e compartilhar conhecimento de ponta em prol da melhoria da qualidade de vida dentro e fora do trabalho”, ressalta a professora e coordenadora do Café com RH e do LAPEEX-PSOT, Izabela Maria Rezende Taveira.

Segundo a professora, a partir da parceria serão geradas soluções, ações, cases, pesquisas e publicações científicas. “A empresa norueguesa é reconhecida internacionalmente em práticas de inovação, já a UFF atualmente é a universidade com o maior número de matrículas na graduação, com destaque nos principais rankings de universidades nacionais e internacionais, como o divulgado recentemente pela Times Higher Education (THE). Precisamos usar todo esse potencial em prol de uma mentalidade disruptiva, que quebre paradigmas e mostre que a universidade está empenhada em se abrir às necessidades da sociedade”, concluiu.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here