Uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira (22) revelou que a condenação do ex-presidente Lula é considerada justa para 57% dos brasileiros. 37,6% acham que Lula foi condenado injustamente e 5,4% não sabem ou não quiseram opinar.

O petista foi condenado na Lava Jato em dois processos: um referente ao sítio de Atibaia (SP) e outro pelo tríplex no Guarujá. Lula chegou a ser preso para cumprir a pena, mas foi solto depois que o Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou a prisão em segunda instância. A pena atualizada é de 8 anos, 10 meses e 20 dias. O ex-presidente também responde a mais 7 processos e 1 indiciamento por crimes que vão de corrupção até obstrução de justiça.

O levantamento foi feito pelo instituto Paraná Pesquisas, que ouviu 2264 pessoas de todas as regiões do Brasil. A pesquisa tem um grau de confiança de 95% e margem de erro de 3% percentuais para mais ou para menos.

Metodologia

O universo desta pesquisa abrange a população brasileira. Para a realização desta pesquisa foi utilizada uma amostra de 2264 habitantes, sendo esta estratificada segundo sexo, faixa etária, escolaridade, nível econômico e posição geográfica. O trabalho de levantamento dos dados foi feito através de entrevistas pessoais telefônicas com habitantes com 16 anos ou mais em 26 Estados e Distrito Federal e em 200 municípios brasileiros durante os dias 16 a 19 de fevereiro de 2021, sendo auditadas simultaneamente à sua realização, 20,0% das entrevistas.

Tal amostra representativa do Brasil atinge um grau de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 2,0% para os resultados gerais. Nas análises das questões por localidade, o grau de confiança atinge 95,0% para uma margem de erro de 3,0% para o estrato da Região Sudeste, onde foram realizadas 986 entrevistas, 4,0% para o estrato da Região Nordeste, onde foram realizadas 609 entrevistas, 5,5% para o estrato da Região Norte + Centro-Oeste onde foram realizadas 340 entrevistas e 5,5% para o estrato da Região Sul, onde foram realizadas 329 entrevistas. A Paraná Pesquisas encontra-se registrada no Conselho Regional de Estatística da 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª e 7ª Região sob o nº 3122/20.

Veja a pesquisa completa aqui: https://www.paranapesquisas.com.br/wp-content/uploads/2021/02/M%C3%ADdiaBR1_Fev21.pdf

1 COMENTÁRIO

  1. Infelizmente o povo brasileiro não conhece o mecanismo político e nem os corolários da justiça. Mecanismo político porque a Lava Jato foi feita para massacrar a esquerda no pais e facilitar a vida da direita elitista e dos reacionários ao poder. Os corolários jurídicos são que juízes, procuradores e advogados de defesa são instituições que são partícipes independentes de um bom julgamento mas no caso o juiz e os procuradores cominaram para condenar Lula. Se soubessem deste fato, a pesquisa seria totalmente diferente. Não estou dizendo que Lula é inocente mas todos os processos deveriam começar da estaca zero. Não podemos esquecer que o general Villas Boas ameaçou o STF se deixassem Lula concorrer a presidência.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here