O Projeto Acto Comunidade visa ainda num primeiro momento a captação, através de oficinas comunitárias e posteriormente a capacitação dos membros selecionados da comunidade macaense - Foto Divulgação

A Mostra do Projeto Acto Comunidade acontece esta semana apresentando seus novos atores da turma de 2019

Evento transforma o Centro Cultural Rinha das Artes num expressivo palco de novos talentos. Trata-se da Mostra do Projeto Acto Comunidade, que acontece esta semana, apresentando seus novos atores da turma de 2019, que já vão se familiarizando com os palcos teatrais e com os aplausos do público.

No sentido de descobrir novos talentos da arte teatral, os alunos do Acto Comunidade, ligado ao Grupo Teatral Acto, apresentam o grande sucesso ‘Palácio dos Urubus’, o espetáculo mais premiado de Ricardo Meirelles e o mais montado do autor, tanto nacional como internacionalmente. A estreia aconteceu no sábado (30), no Centro Cultural Rinha das Artes; e as apresentações prosseguem na sexta-feira (6) e sábado (7) às 20h no mesmo palco do Centro Cultural Rinha das Artes – Rua Dr. Júlio Olivier 633, no Centro.

Segundo uma das integrantes do Grupo Acto, Fátima Jorge, o Projeto Acto Comunidade consiste em aulas gratuitas de teatro aos sábados para adolescentes e adultos a partir de 15 anos, e completa 10 anos de atividades com muitas histórias de sucesso, e com mais de 300 pessoas atendidas, muitas delas seguindo os estudos em várias Faculdades de teatro como UNIRIO, Universidade em Ouro Preto, IFF de Campos dos Goytacazes, Martins Pena e no curso Técnico da Escola de Artes – EMART Macaé.

O Projeto Acto Comunidade já foi Ponto de Cultura, hoje o projeto não recebe nenhuma verba pública e os professores são voluntários, o trabalho é cooperativo, com várias montagens teatrais de criação coletiva até Shakespeare e agora com o macaense Ricardo Meirelles.

 

Montagens de sucesso

Ao longo de 10 anos de atividades, o Projeto Acto Comunidade já fez montagens de espetáculos de grande expressão no cenário artístico, destacando-se os seguintes: ‘Sonhos de uma noite de Verão’ – William Shakespeare, ‘As três Palavras Divinas’ – Tolstoi; ‘Giz’ Criação Coletiva’; ‘Cale-se’ Criação coletiva sobre os jovens nos anos da ditadura; ‘Alice’ – Adaptação Alice no Pais das Maravilhas e Alice através do Espelho; ‘Contagem Regressiva’ – Válter Vilart e Mário Rodrigues; ‘Peter Pan’; ‘O Pequeno Princípe’; ‘Dom Supremo’ Gilberto Alves. O Projeto Acto comunidade faz parte do Grupo Teatral Acto com 33 anos de história que tem a missão de manter a arte do teatro pulsante em Macaé.

Ficha técnica do espetáculo ‘Palácio dos Urubus’

Autor: Ricardo Meirelles
Direção: Roberto Martins
Assistente: Luiz Lelis
Cenário e Figurino: Jorginho di Paula
Elenco: Carolina Morais, Daniel Galardhan, Deivid Pimentel, Douglas Marelli, Esdras Almeida, Fernanda Ventapane, Gabriel Amorim, Gabriel Guerhart, Jefferson Pinheiro, Jhon Azeredo, Lara Dias, Lívia Marelli, Lucimar Oliveira, Victor de Paula, Vitoria Aíssa.

 

Projeto Acto Comunidade

O Acto Comunidade foi criado em 2007 e durante os anos de 2011 a 2014 foram custeados pelo Edital do Programa Mais Cultura. Os professores são voluntários, e os espetáculos de final de curso são captados recursos na iniciativa privada. O Projeto apresenta a proposta de transmitir conhecimentos da arte do teatro para a comunidade, descobrir novos talentos e ainda contribuir com a educação para cidadania. As inscrições começam em Fevereiro de cada ano, no Centro Cultural Rinha das Artes.

O Projeto Acto Comunidade visa ainda num primeiro momento a captação, através de oficinas comunitárias e posteriormente a capacitação dos membros selecionados da comunidade macaense, de interessados em artes cênicas, voltados mais significativamente ao teatro, tanto na parte artística como na parte técnica. “As ações são desenvolvidas através de oficinas de capacitação com profissionais em suas respectivas áreas de atuação, tais como: interpretação, leitura e interpretação de textos, cenário, iluminação, entre outras. Culminando o aprendizado com montagens anuais de espetáculos teatrais em apresentações públicas, e ainda, em mostras e festivais de teatro”, explicou Fatima.

Grupo Teatral Acto

O Grupo Teatral Acto é uma associação cultural sem fins lucrativos, de utilidade Pública Municipal Decreto Lei nº 1469/93 e Estadual Decreto Lei nº 1594/93. É o grupo mais antigo de teatro em atividade na cidade de Macaé, que tem o objetivo de fomentar e produzir cultura através de montagens sérias, comprometidas com a formação de plateia, como também de incentivar a formação e participação da mão de obra local nas montagens, de preservar a identidade cultural do nosso município e na inclusão social através de projetos socioculturais.