O auxílio emergencial é um programa de créditos do Governo Federal para ajudar aos desempregados e trabalhadores informais, autônomos e microempreendedores frente à crise econômica diante da pandemia do coronavírus.

Após duas semanas de atraso, já que a data prevista de início era o último dia 27 de abril, o pagamento se estenderá até o dia 13 de junho

Governo Federal publicou na manhã desta sexta-feira (15) o calendário referente ao pagamento da 2ª parcela do auxílio emergencial, que começará a ser depositado na próxima segunda-feira (18).

Segundo a portaria assinada por Onyx Lorenzoni, Ministro da Cidadania, serão dois calendários, ambos considerando a data de nascimento do trabalhador. Sendo assim, o que começa no dia 20 de maio, é para o depósito na poupança digital da Caixa. Já o outro calendário, que começa em 30 de maio, é para o saque do auxílio em dinheiro pelas agências da Caixa Econômica Federal.

Com três parcelas no valor de R$600,00, o auxílio emergencial é um programa de créditos instituído pelo Governo Federal para cooperar com inúmeros trabalhadores frente à crise econômica acerca da pandemia do coronavírus.

Vale ressaltar que os beneficiados pelo programa são os autônomos, desempregados, trabalhadores informais e microempreendedores individuais (MEI).

Diferentemente do pagamento da 1ª parcela no mês de abril que aglomerou multidões de pessoas pelas agências da Caixa de todo Brasil, este, por sua vez, terá uma melhor organização aos que receberão o benefício em dinheiro, cooperando com a saúde e com o bem-estar da sociedade.

É importante dizer ainda que o calendário deste próximo pagamento é válido apenas aos que receberam a primeira parcela até 30 de abril e, até o momento, não foi informado pelo governo a data de recebimento aos que receberam a primeira parcela posterior a esta data.

De acordo com o site da Caixa, o pagamento da 2ª parcela seguirá até o dia 13 de junho e, já o calendário da terceira parcela previsto para maio, segue sem definição.

Aos que recebem o crédito por via digital, o auxílio estará disponível em conta a partir dessas datas, entretanto, não poderão ser sacados em dinheiro: 20 de maio, aos nascidos em janeiro e fevereiro; 21 de maio, aos nascidos em março e abril; 22 de maio, aos nascidos em maio e junho; 23 de maio, aos nascidos em julho e agosto; 25 de maio, aos nascidos em setembro e outubro e 26 de maio, aos nascidos em novembro e dezembro.

Já aos que recebem em dinheiro, as datas são 30 de maio, aos nascidos em janeiro; 1 de junho, aos nascidos em fevereiro; 2 de junho, aos nascidos em março; 3 de junho, aos nascidos em abril; 4 de junho, aos nascidos em maio; 5 de junho, aos nascidos em junho; 6 de junho, aos nascidos em julho; 8 de junho, aos nascidos em agosto; 9 de junho, aos nascidos em setembro; 10 de junho, aos nascidos em outubro; 12 de junho, aos nascidos em novembro e 13 de junho, aos nascidos em dezembro.