Paciente reclama de burocracia para realizar exame de urgência

0
93
Há cerca de três semanas a paciente esteve novamente no 0800, na Imbetiba, para saber sobre o agendamento do exame

Roqueline dos Reis, de 32 anos, aguarda há três meses para fazer uma endoscopia na rede pública do município

 

Buscar atendimento na rede pública de Saúde tem sido cada vez mais difícil e vem piorando com o passar do tempo em todo o Brasil, inclusive em Macaé. Nos últimos meses tem crescido a quantidade de reclamações da população, que reivindica um serviço de qualidade na Capital do Petróleo. Essa semana, uma paciente procurou o jornal O DEBATE para denunciar um problema que tem acontecido não só com ela, mas com várias pessoas que precisam agendar exames. Roqueline dos Reis Cerqueira, de 32 anos, relata que aguarda há cerca de três meses para conseguir fazer um exame de urgência.

No dia 15 de outubro ela deu entrada na Coordenadoria Municipal de Controle e Avaliações, popularmente conhecida como 0800, para agendamento do exame de endoscopia digestiva alta (EDA). “Há alguns meses eu venho sentindo fortes dores no estômago. Mudei minha alimentação para ver se melhorava e nada. Eu não durmo porque passo a madrugada vomitando. A cada dia que passa a situação só tem piorado. Preciso fazer esse exame com urgência para detectar o meu problema e poder tratar”, relata.

Ela conta que no final do ano retornou ao 0800 para saber sobre o andamento do seu pedido. “Cheguei lá, mostrei minha situação crítica e me pediram, mais uma vez, para aguardar que iriam entrar em contato nos próximos dias. Já se passaram duas semanas e nada ainda. Faço apelo à prefeitura para que trate do meu caso com urgência pois estou sofrendo muito”, diz.

A nossa equipe de reportagem entrou em contato com a prefeitura para que ela pudesse esclarecer as denúncias. Segundo a secretaria de Comunicação, a relação de pacientes já foi encaminhada para a equipe responsável e, semanalmente, há agendamento para exame de endoscopia. A previsão é de que a paciente, Roqueline dos Reis, receba o contato para realização do exame ainda este mês.

A Coordenadoria Municipal de Controle e Avaliações funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e fica situada na Rua Agenor Caldas, nº 261, Imbetiba (antiga Casa do Empreendedor). Vale ressaltar que o acesso à saúde pública de qualidade é um direito de todo cidadão brasileiro. A Lei nº 8.080/90 diz que é dever do Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício. O mesmo direito é assegurado pela Constituição Federal de 1988.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here