As atividades do Outubro Rosa irão acontecer durante todo o mês em diversas unidades de saúde

Mês marcado pela conscientização sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, este mês será marcado por uma série de ações alusivas ao Outubro Rosa. A Secretaria de Saúde irá promover palestras, rodas de conversa, salas de espera, caminhadas, exame preventivo do câncer de colo de útero e de mama, oferta de mamografias para rastreamento do câncer de mama, entre outros.

As atividades do Outubro Rosa irão acontecer durante todo o mês em diversas unidades de saúde, instituições públicas e privadas. A equipe do Programa Saúde da Mulher realizará palestras sobre diagnóstico precoce, prevenção e tratamento do câncer de mama nas empresas L.A. Falcão Bauer (3/10), Tiger Rentank (9/10) e no Programa Aprendiz Legal (Centro Integrado Empresa-Escola CIEE Rio), nos dias 23 e 24.

Dentro da proposta de promoção e prevenção de doenças da rede municipal de saúde, o município adquiriu recentemente um novo equipamento de mamografia digital, visando à prevenção e à detecção precoce do câncer de mama.

Com a chegada do novo mamógrafo, a secretaria ampliou o número de exames ofertados e, atualmente, são realizadas por mês aproximadamente 800 mamografias. Quando a mulher é diagnosticada com câncer, ela é encaminhada para instituições de referência neste tipo de atendimento.

Movimento – O Outubro Rosa é um movimento internacional que visa ao estímulo à luta contra o câncer de mama. A ação começou em 1997, nos Estados Unidos, e foi ganhando o mundo como uma forma de conscientização acerca da importância de um diagnóstico precoce e de alerta para a grande quantidade de mortes relacionadas com essa doença.

No Brasil, o movimento aconteceu em outubro de 2002, quando o monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, também chamado de Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, foi iluminado de rosa. Em outubro de 2008, o movimento ganhou força e várias cidades brasileiras foram iluminadas como uma forma de chamar a atenção para a saúde da mulher.

Programação

3/10 – 9h – Palestra sobre diagnóstico precoce, prevenção e tratamento do câncer de mama na empresa L.A. Falcão Bauer.
9/10 – 8h – Palestra sobre diagnóstico precoce, prevenção e tratamento do câncer de mama na empresa Tiger Rentank.
4, 11, 18 e 25/10 – 9h UBS Barramares – Salas de espera com demonstração de como realizar o autoexame das mamas com o auxílio de mamas de crochê e mamas com nódulos palpáveis.
23 e 24 de outubro – 9 h – Palestra sobre diagnóstico precoce, prevenção e tratamento do câncer de mama no Programa Aprendiz Legal (Centro Integrado Empresa-Escola CIEE Rio).

ESF Praia Campista
21/10 – 8h – Aulão de alongamento.
22/10 – 8h – Aulão de ginástica.
23/10 – 8h – Sala de espera.
23/10 – 8h e 13 horas – Realização de exame preventivo do câncer de mama e colo de útero, com oferta de mamografias para rastreio.
24/10 – 8h – Apresentação do Grupo Grutas e Testagem Rápida para HIV, Sífilis, Hepatites B e C.
25/10 – 9h – Encerramento com orientação nutricional e café da manhã.
24/10 – 9h – Palestra sobre diagnóstico precoce, tratamento e prevenção do câncer de mama – ESF Ajuda A.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here