O tema dos textos é O lugar onde vivo

 

Até o próximo dia 30 de abril, professores do ensino fundamental e médio da rede pública de podem inscrever suas turmas na 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, que este ano homenageia a escritora mineira Conceição Evaristo. Com o tema O lugar onde vivo – reforçando a valorização da interação de crianças e jovens com seu território, o concurso tem inscrições gratuitas, que devem ser feitas exclusivamente pelo Portal Escrevendo o Futuro.

Pensando nos gêneros Poema, Memórias literárias, Crônica e Artigo de Opinião, os professores terão que realizar oficinas de produção de texto com os alunos. A partir disso, a competição passará por várias etapas, até chegar aos 32 vencedores. As escolas terão até 19 de agosto para encaminhar os textos às comissões julgadoras. Não há limites de número de professores da mesma escola para inscrição. Os profissionais que lecionam em mais de um estabelecimento de ensino poderão especificar a escola desejada na hora da candidatura e garantir a participação de todos os seus alunos.

A competição é realizada pelo Ministério da Educação, em parceria com a Fundação Itaú Social e o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC). O objetivo é contribuir para a melhoria do ensino e da aprendizagem ligadas à leitura e à escrita nas escolas de todo país.