A Ocyan desenvolve o Programa Jovem Aprendiz em parceria com o Senai

Área de Manutenção e Serviços Offshore adotam modelo inovador

A Ocyan já contratou 81 jovens por meio do Programa Jovem Aprendiz. Dois deles, da turma que finalizou o ciclo em junho, iniciaram o trabalho no mês passado e atuarão na área de Manutenção e Serviços Offshore (MSO), cuja base fica em Macaé. Todos esses integrantes foram selecionados entre 500 participantes desde que o programa foi implantado pela empresa. Uma nova turma já foi aberta.

“Nós temos preocupação em desenvolver habilidades de cada um deles para o mercado de trabalho e contribuir para o crescimento profissional desses jovens. Estamos atuando dessa forma há três anos, quando mudamos o formato do programa na área de MSO. Sempre que possível, acabamos efetivando os que mais se destacaram”, explica Vinicius Castilho, diretor da área de manutenção e serviços offshore da Ocyan.

A Ocyan desenvolve o Programa Jovem Aprendiz em parceria com o Senai. No programa, os jovens fazem aulas teóricas e depois são realizadas dinâmicas e atividades para identificar o perfil de cada um. Depois disso, são direcionados para as áreas com as quais se identificam e lá já atuam junto com os integrantes.

“Além de passarem por avaliações mensais por seus líderes, os jovens são desafiados, ao final do curso, a apresentarem um projeto de inovação para a empresa, que pode inclusive ser implementado, servindo como um estímulo para o aluno”, destaca Vinicius.

Projetos para Ocyan

Paloma Bastos, 22 anos, é uma dessas jovens. Ela apresentou um projeto de melhoria da rede interna da Ocyan, junto com seus colegas, enquanto participava do programa, em setembro do ano passado. “Identificamos que precisava haver maior integração entre as áreas para acelerar algumas ações. Quando fui contratada, conseguimos implementar e até ampliar o projeto”, destaca ela, que hoje atua na área de Qualidade da Ocyan.

Os mais recentes contratados, Dara Freixo, 23 anos, e Felipe Teixeira, de 21, finalizaram em maio os seus cursos e já estão atuando como integrantes; ela, na de administração contratual, e ele, na de Pipe Shop. Dara apresentou um projeto de aplicativo para uso do RH e Felipe, uma solução voltada para a área de segurança, que auxilia os brigadistas a encontrar todos os integrantes da empresa.

“O programa da Ocyan é muito bom porque nos encaminha para atividades relevantes. A empresa deposita confiança no nosso trabalho e, assim, é possível crescer”, pontua Dara. Felipe concorda. “Conseguimos adquirir uma bagagem muito boa, uma vez que vivenciamos o dia a dia na empresa como se fôssemos um integrante. É realmente um grande estímulo”, complementa ele.

Para se candidatar ao programa da Ocyan, na área de Manutenção e Serviços Offshore, é necessário residir em Macaé, ter entre 18 e 24 anos e ensino médio completo.