O evento visa promover a integração de pesquisadores na área de Biologia Computacional - Foto Divulgação

Primeira edição do evento, aberto a estudantes, acontecerá entre os dias 18 e 20

Entre os dias 18 e 20, o Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade Nupem, que pertence a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)- Campus Macaé Professor Aloísio Teixeira, vai sediar o I Workshop em Biologia Computacional.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas pela internet, no site: https://biocompworkshop.wixsite.com/inicio/registro.

O evento visa promover a integração de pesquisadores na área de Biologia Computacional. Ele é direcionado, principalmente, para a discussão dos subprojetos dos alunos envolvidos (bolsistas ou não) ao projeto contemplado pela CAPES. No entanto, outros estudantes também podem participar. Haverá uma sessão de pôsteres onde todos os participantes poderão apresentar os seus trabalhos, visando a integração e novas colaborações.

As instalações do Nupem são excelentes para a realização do workshop pois, além da estrutura necessária para a realização do evento, conta com alojamento com dormitórios coletivos, suítes individuais e restaurante para alimentação. Uma das principais vantagens deste local é a possibilidade de hospedar no mesmo espaço alunos e professores, facilitando a interação em tempo integral e em ambiente informal.

Cabe ressaltar que assim há o estímulo ao contato direto entre estudantes e pesquisadores, o que geralmente não ocorre em congressos e cursos com formato tradicional.

O evento foi idealizado pelos pesquisadores do projeto “Estudos de Biologia Computacional Aplicadas a Genômica/Metagenômica/Transcriptômica/Proteômica de Microorganismos de Interesse em Biocombustíveis e no Desenvolvimento de Fármacos para Doenças Negligenciadas”, contemplado pelo Edital Biologia Computacional – CAPES nº 051/2013.

Esse projeto foi desenvolvido através da parceria entre pesquisadores dos Programas de Pós-graduação em Biotecnologia do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, Pós-graduação em Ciências Biológicas – Biofísica da UFRJ e do Programa Interunidades de Pós-Graduação em Bioinformática da UFMG.

Para conferir a programação completa sobre o evento, basta acessar o site: https://biocompworkshop.wixsite.com/inicio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here