Nupem promove roda de conversa sobre medicamentos

149
Evento é voltado principalmente para técnicos administrativos, terceirizados, professores e alunos

Evento, aberto a todos, acontecerá nesta quarta-feira, a partir das 10h, no auditório do Campus Barreto

Além de formar grandes profissionais, o Instituto Nupem, que pertence a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – Macaé, também tem a missão de promover ações que promovam o conhecimento de toda a comunidade num todo. Apesar de estar no período de férias, o mês de julho terá uma agenda cheia de eventos. O primeiro dele acontecerá nesta quarta-feira (10), às 10h, no auditório do Campus, situado no bairro São José do Barreto. Será realizada a Roda de conversa: uso Racional de Medicamentos – o que você precisa saber.

Esse evento é aberto a toda população, mas voltado para técnicos administrativos, terceirizados, professores e alunos. Não é preciso fazer inscrição prévia. Coordenado pela professora e farmacêutica Magdalena Nascimento Rennó, o projeto fala sobre os riscos associados ao uso do medicamento mesmo quando adequadamente usado e a sua utilização inadequada pode ocasionar intoxicações, interações medicamentosas ou reações adversas aos medicamentos, podendo causar danos à saúde.

São ações de educação em saúde que empregam, além do conhecimento científico, experiências da população e preparam a comunidade para atuar de forma crítica e corresponsável na promoção da saúde repassando o que aprendeu. O objetivo do trabalho é promover mudanças nas atitudes das pessoas para usar o medicamento de maneira mais consciente, diminuindo a prática da automedicação e riscos relacionados ao uso de medicamentos.

A equipe aborda os riscos da automedicação, o cuidado com o armazenamento, atenção com o prazo de validade dos medicamentos, a forma de uso conforme determina o fabricante e como foi receitado pelo médico e outras informações que a maioria das pessoas não presta atenção na hora do consumo.

A equipe também explica sobre os efeitos dos medicamentos no corpo, sobre aqueles em cápsulas e que não devem ser abertas na sua administração, medicamentos injetáveis, de via oral e outras orientações. Dando sequência na agenda do mês, no dia 17 acontecerá a Mesa Redonda: Audiovisual na Educação em Ciências, Saúde e Meio Ambiente. O evento será às 14h30, também no auditório.

Já em agosto acontecerá, entre os dias 5 e 9, a Semana de Integração e Acolhimento Acadêmico. No final do mês, entre os dias 22 e 24, a UFRJ Macaé receberá o Festival de Cinema Decolonial 2019: refazendo o mundo por imagens.

O Nupem, que esse ano está comemorando os seus 25 anos de fundação, promove outros eventos, alguns abertos à população. Para isso, basta acessar o site: http://www.macae.ufrj.br/nupem/index.php/98-evento/916-agenda-de-eventos-2019-nupem-ufrj.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here