Inscrições começam na próxima segunda-feira (14) e terminam no dia 25 de outubro - Foto Wanderley Gil

Evento terá cursos, palestras, mesas redondas e amostras entre os dias 4 e 8, no Campus Barreto

Em comemoração aos 50 anos do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e dos 25 anos do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade NUPEM, várias atividades estão sendo promovidas em Macaé. Uma delas é o I Simpósio de Pesquisa: O Futuro da Pesquisa no Interior, que vai acontecer entre os dias 4 e 8 de novembro, no Campus São José do Barreto.

As inscrições abrem na segunda-feira (14) e poderão ser feitas até o dia 25 de outubro, pela internet no site: https://simposionupem2019.macae.ufrj.br/2019/#inscricoes. O evento é inteiramente gratuito e serão disponibilizados certificados aos participantes que cumprirem 75% da carga horária do curso.

O objetivo é auxiliar na implementação de políticas públicas de incentivo à pesquisa no interior do Estado; proporcionar acesso à ciência por parte da comunidade Macaense; divulgar e orientar os discentes quanto às opções e objetivos das pós-graduações do NUPEM e à implementação do Md-pHD; proporcionar discussões científicas sobre os trabalhos desenvolvidos por discentes de iniciação científica e de pós-graduação; integrar estudantes e docentes; e ofertar cursos para qualificação dos discentes e docentes.

A programação traz o curso ‘Organismos-modelo de biologia do desenvolvimento como ferramentas para o estudo de doenças’. Ele tem como objetivo apresentar aos alunos de pós-graduação e graduação os recentes avanços obtidos em laboratórios de pesquisadores que utilizam organismos-modelo animais e celulares para o estudo de doenças. Serão abordados estudos e aplicações das mais modernas técnicas em um vasto número de modelos, desde o controle de insetos vetores, estudos biotecnólogicos de aplicações de fármacos para o estudo de doenças e processos regenerativos em modelos embrionários e celulares.

Além disso, a programação também contará com mesas redondas e palestras. Entre os nomes confirmados estão: Prof. Dr. Paulo Mourão, implementador do Md-pHD na UFRJ, Prof. Dra. Silvana Allodi, Prof. Dr. Luiz Eurico Nasciutti, Prof. Dr. Jerson Lima, presidente da FAPERJ, e Guto Garcia, Secretário de Educação de Macaé. A agenda completa poderá ser acessada no link: https://simposionupem2019.macae.ufrj.br/2019/Evento/programacao.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here