Museu Solar dos Mellos - Foto: Divulgação

Já passou o tempo em que a ideia de museu era de um lugar para exposição de relíquias. Acompanhando os novos conceitos, o Solar dos Mellos – Museu da Cidade de Macaé é um espaço para projetos de educação patrimonial, promoção da cidadania e de colaboração para desenvolvimento cultural local e regional. Todas as atividades oferecidas pelo museu são gratuitas e diversificadas, atendendo desde crianças a acadêmicos.

Fora as salas de exposição permanente, com importantes peças artísticas e históricas, e o acervo documental primário, de imprensa, entre outros, o Solar dos Mellos oferece uma programação dinâmica. Entre elas, eventos culturais do calendário museológico, com visitação a exposições comemorativas.

Atualmente, está aberta a ‘Independência e Museus – Outros 200, outras Histórias’, com cerca de 20 trabalhos de alunos do Ensino Médio do Colégio de Aplicação (CAp) da Secretaria de Educação de Macaé. A curadoria da mostra é do professor de Artes e artista plástico, Richardison Mello. O horário de funcionamento regular do museu é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Palestras, lançamentos de livros e o monólogo premiado ‘Diário do último ato’, sobre a poeta Florbela Espanca, apresentado este mês, também integraram a programação da casa. Mensalmente, o projeto Curta no Museu exibe curtas-metragens e promove debates sobre temas relevantes para a sociedade. A diversidade é um dos objetivos da instituição que, a partir de 8 de novembro, volta a contar com aulas de capoeira, às terças e quintas-feiras, das 14h às 16h.

Por Leandro Barbosa Mussi/ Facebbok