Lineu com a esposa Euler, as filhas Ellen, Viviane e Ângela, os netos Thais, Lara, Guilherme e Luyza - Arquivo Pessoal

Faleceu hoje pela manhã o empresário Lineu Fiqueiredo Borges, que completou 90 anos de vida no último dia 23 de setembro

Lineu Figueiredo Borges faleceu hoje (14) pela manhã as 9:30h em casa rodeado pela família. O corpo foi velado no memorial e o sepultamento aconteceu as 16h no Cemitério da Confraria de Santana. No último dia 23 de setembro o empresário recebeu uma linda homenagem sendo capa do Caderno Dois de O Debate em comemoração aos seus 90 anos de idade. Homenagem essa feita pela sua irmã, a jornalista e colunista social do jornal O Debate, Isis Maria. “O florescer mais expressivo é do empresário Lineu Fiqueiredo Borges, que completou 90 anos de vida. Pessoa linda, forte, de caráter inabalável e comerciante muito bem sucedido, construiu uma família linda e sempre brilha absoluto em todas as conversas e grupos familiares e de amigos,” escreveu a jornalista.

Na homenagem, Isis contou um pouco da sua história de homem forte e guerreiro, “nunca se acovarda diante de um desafio. Ao contrário. Enfrenta bravamente todas as etapas de sua vida. Estudou no Salesiano de Niterói (RJ), e depois estudou em Campos, no Colégio Batista Fluminense. Retornou a Macaé e foi trabalhar com o pai Abílio Borges na ‘Borges e CIA’.
Com uma admirável força de trabalho, assumiu paralelamente o desafio de montar uma torrefação de café. O Café Imbetiba lhe rendeu muito frutos financeiros graças também a sua visão de grande empresário e ao seu excelente desempenho, distribuindo pessoalmente o produto nos municípios da região.

Dali partiu firme para montagem da loja Casa Borges Joias, na Av. Rui Barbosa, em local cedido pelo pai. Logo depois, foi adicionando artigos de presente. O respeitado Lineu Borges amplia seus negócios e mergulha no setor de material de construção, mantendo sempre o nome Casa Borges. E não parou. Inaugurou filial da Casa Borges em Rio das Ostras, onde expandiu seus negócios. Para se ter uma ideia de sua garra, a Casa Borges está atualmente instalada na Rua Dr. Télio Barreto, onde até hoje cumpre o seu horário de trabalho” destaca.

O empresário sempre seguiu os passos do pai, o comerciante Abílio Corrêa Borges, que deixou um nome e um legado de respeito e credibilidade, um exemplo de honestidade e honradez e uma brilhante trajetória no mundo do comércio de Macaé.

O empresário Lineu atuou com sabedoria como Presidente da Associação Comercial e Industrial de Macaé (ACIM), onde lutou pela classe e muito contribuiu para o crescimento e o engrandecimento do segmento no município. Foi fundador do Iate Clube de Macaé, onde atuou como Comodoro por várias gestões.

Lineu com a esposa Euler e as filhas Ellem e viviane – Arquivo pessoal

Ele construiu uma linda família, sendo motivo de orgulho para ele, composta pela esposa, a educadora Euler Tatagiba Borges, as filhas, Advogada Ellen e a Administradora de Empresas Viviane; as netas, Engenheira de Produção Thaís e a futura médica Lara; os genros, Advogado e Procurador Sérgio Toledo, e empresário Carlos Pietracci; e de Angela, Luysa e Guilherme, filha e netos do coração.

 

Com personalidade forte, Lineu nasceu numa família feliz de seis irmãos alegres e barulhentos, com pai austero (Abílio Borges) e mãe doce e meiga (Lacy Borges). “Eu, Isis, a caçula tive o privilégio de ser criada e amada pelos irmãos e ter o Neneu como meu anjo da guarda. Já se considerando ‘velho’, meu pai um dia chamou meu irmão Neneu e lhe pediu para cuidar sempre de mim, a caçula. A partir daí, passei a contar com um guardião, que tomava conta de todos os meus passos, incluindo as notas na escola, postura em sociedade e educação à mesa.”

Na ocasião, Isis declarou seu amor e admiração pelo irmão/ pai, “quero que saiba, Neneu querido, que você é muito importante para todos nós da família Borges. Receba hoje o meu carinho e de todos. Que Deus o abençoe sempre! Amo você, meu Neneu!”, finaliza.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here