Após denúncias, BRK Ambiental enviou equipe ao local para verificar o problema de esgoto

Durante a visita da equipe de Bairros em Debate no Jardim Guanabara, na última semana, um dos pontos levantados pelos moradores foi a questão do esgoto. Apesar da área nobre ter sido uma das contempladas pelas obras de saneamento, vazamentos ainda fazem parte da realidade da localidade.

Tal situação tem deixado a população indignada, que cobra solução para o problema. O morador Ivan Kassinow relata que a situação tem piorado ao longo dos últimos anos. “Moro aqui há anos e antes, isso não acontecia aqui. Parece que piorou depois que fizeram as obras. Tem vários pontos pelo bairro com vazamentos, inclusive, na equina aqui da minha rua”, diz.

Na Rua Maria Orébi, o vazamento, segundo os moradores, já vem acontecendo há meses e segue sem solução. “O mau cheiro é tanto que as pessoas que moram nas proximidades estão sofrendo. Fede muito. A gente procura a BRK Ambiental e ela manda aguardar, mas nunca aparece”, conta.

Ivan lembra que o Ministério Público chegou a intimar alguns moradores, obrigando a fazer a ligação na rede. “Quando abrimos a ação cobrando do MP ajuda para verificar esse impasse entre a prefeitura e o loteador, por conta da falta de infraestrutura aqui, ele indeferiu o pedido dos moradores. Ficamos sem saber a quem recorrer porque quando procuramos, ele nos fecharam as portas. Engraçado que quando foi para ligar as casas na rede de esgoto, que não foi concluída, ele intimou os moradores. Ou seja, quando a gente pede, eles não fazem nada, só quando o interesse é do outro lado”, lamenta.

O morador também denuncia que o esgoto está sendo despejado em um terreno, próximo a Norte-Sul, onde atualmente existe um lixão. “Esse trecho tem de 15 a 20 casas e, por conta de algum problema na rede, que não sei informar, os dejetos estão sendo lançados, sem tratamento, nessa área”, enfatiza.

Após conversar com os moradores, a nossa equipe procurou a prefeitura. Em nota, ela ressaltou apenas que a solicitação havia sido encaminhada para a concessionária responsável, que alegou que a equipe esteve no local e não encontrou vazamento de esgoto nas ruas que possuem o sistema de coleta e tratamento de esgoto.

Diante disso, o jornal O DEBATE procurou também a BRK Ambiental que, após coletar os endereços com a nossa equipe, realizou uma visita técnica ao bairro. Ela diz que identificou a necessidade de manutenção na rede de esgotamento sanitário no bairro Jardim Guanabara. Obras para nivelamento de terrenos danificaram parte da rede de esgoto existente e assorearam os poços de visitas (PVs). A concessionária já havia agendado o reparo da rede danificada.