Cíntia Rasma, escritora macaense, é autora dos livros, ‘Toque do Bem’, sobre a prevenção ao abuso sexual infantil e, ‘Reino dos Iguais’, sobre a prevenção ao bullying.

Cíntia Rasma, escritora macaense, é a convidada especial da live que começará às 17h, no Instagram

Acontece, nesta quinta-feira (28) às 17h no Instagram, a live do Motivados Pelo Autismo Macaé (MOPAM) sobre o tema ‘A criança especial e a prevenção ao abuso sexual infantil’, tendo como convidada especial, Cíntia Rasma, escritora macaense, especialista nos direitos da criança e do adolescente.

Segundo Caroline Mizurine, uma das coordenadoras do MOPAM Macaé, como mãe, vive o dilema entre proteger seu filho integralmente e estimular sua autonomia, visto que é necessário. “Como mãe de uma criança autista que tem atraso na fala, esse tema tem grande relevância, pois é preciso discernir os comportamentos do meu filho para tirarmos as conclusões se algo vai bem ou não. O que não é uma tarefa fácil”, pontua.

Considerando o ‘Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes’, comemorado anualmente dia 18 de maio, o MOPAM abordará a atenção redobrada neste contexto em prol das crianças e adolescentes especiais, principalmente.

De acordo com o Ministério da Saúde, dados do boletim epidemiológico apontam um expressivo aumento no número de notificações de violência sexual contra crianças e adolescentes no Brasil nos últimos anos, tornando esse debate ainda mais urgente.

Neste sentido, o programa de lives do projeto traz à tona nesta noite os cuidados que se deve ter e os conceitos de sexualidade em crianças com limitações na comunicação e na linguagem. Vale ressaltar ainda que, as crianças e adolescentes vítimas do abuso sexual, segundo estudos, são violentadas, em sua maioria, por familiares ou alguém próximo da família.

É importante lembrar que, fundado em 2017, o projeto Motivados Pelo Autismo Macaé (MOPAM) é coordenado por mães de crianças, adolescentes e adultos autistas, buscando a construção de uma comunidade mais inclusiva, progressista e visionária aos seus filhos.

Para participar das lives do MOPAM, basta acessar o Instagram através do link https://instagram.com/motivadospeloautismomacae?igshid=1lpx253pqnxzn.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here