Divulgação

A Secretaria de Saúde de Macaé, por meio do Programa de Imunização, já disponibilizou nas unidades de saúde do município a vacina Meningo ACWY. O Ministério da Saúde incluiu a vacina no Calendário Nacional de Vacinação de Rotina este ano. A vacina protege contra meningite e infecções generalizadas, causadas pela bactéria meningococo dos tipos A, C, W e Y.

Essa vacina é destinada aos adolescentes entre 11 e 12 anos de idade e foi implantada no calendário do Sistema Único de Saúde (SUS) devido ao aumento no número de óbitos causados pela doença no país.

A responsável pela Programa de Imunização, Luciana Santos, explica que, para se vacinar, os adolescentes dessa faixa etária devem comparecer em uma unidade de saúde, levando a caderneta de vacinação. “A vacina é em dose única e a meta do Ministério da Saúde é imunizar mais de 80% dos adolescentes que fazem parte do público-alvo”, disse.

A rede pública conta com outras vacinas que protegem contra vários agentes causadores de meningite. Essas vacinas são voltadas para crianças menores de cinco anos. Entre elas estão: A BCG (Meningite Tuberculosa), a Tríplice Viral (Meningite por sarampo e caxumba), a Pentavalente (meningite por Haemofilos influenzae b em crianças abaixo de 5 anos), meningocócica C conjugada e vacinas pneumocócicas conjugadas 10 valente (meningite pneumocócica – 10 tipos).

Luciana ressalta a importância de manter o cartão de vacinação em dia, mesmo num momento em que muitas pessoas estão com receio de sair de casa, por conta da pandemia de coronavírus. “É importante evitar locais aglomerados, mas também não pode descuidar da vacinação de rotina, tomando as doses recomendadas”, garantiu, acrescentando que o uso de máscara e a lavagem das mãos com água e sabão são medidas preventivas importantes contra o Covid-19.

 

Escolas

Em 2019, antes de ser disponibilizada pela SUS, a Prefeitura de Macaé realizou a vacinação contra quatro sorotipos da meningite bacteriana (ACWY). Foram imunizadas crianças de 5 a 12 anos, matriculadas na rede municipal de ensino.

Equipes da Secretaria de Saúde percorreram as escolas da rede municipal para atender todos os alunos na faixa etária preconizada pelo município.

Além da Meningo ACWY, a prefeitura executou a ação de bloqueio contra a meningite tipo B, direcionada a vacinação de crianças de 2 a 12 anos matriculadas nas escolas da rede municipal situadas na Nova Holanda, Nova Esperança, Barra e Fronteira.