Candidatos devem efetuar a inscrição até o domingo (27)

Devido a alguns problemas registrados ao longo da semana por conta da grande quantidade de pessoas tentando efetuar a sua candidatura em uma instituição, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2019, o Ministério da Educação resolveu prorrogar o prazo de inscrição, que terminaria, a princípio, na última sexta-feira (25).

De acordo com o MEC, os candidatos têm até às 23h59 (horário de Brasília) do domingo (27), para se inscrever. O procedimento deverá ser realizado, exclusivamente, pela internet no site do programa: http://sisu.mec.gov.br/.

Ele ressalta que, com as notas de corte atualizadas à meia-noite de sexta, sábado e domingo, o resultado desta chamada será divulgado na segunda-feira (28). Quem for selecionado nesta etapa, não pode participar da fila de espera. As matrículas nas instituições de ensino devem ser feitas entre 30 de janeiro e 4 de fevereiro.

Pode participar do processo seletivo o estudante que realizou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2018, tenha obtido na redação nota que não seja zero e não esteja na situação descrita no item 2.5 do Edital do Enem 2018.

A inscrição no Sisu deverá ser feita, necessariamente, com o número de inscrição e a senha do Enem de 2018. Caso o candidato não se lembre de algum desses dados, ele pode recuperá-los na página do Enem.

É importante ressaltar que algumas instituições adotam notas mínimas e/ou médias mínimas para inscrição em determinados cursos. Nesse caso, no momento da inscrição, se a nota do candidato não for suficiente para concorrer àquele curso, o sistema emitirá mensagem com esta informação.

Instituições Federais em Macaé

Em Macaé, a Universidade Federal Fluminense (UFF), está oferecendo 300 vagas, sendo 120 para Ciências Contábeis (60 por semestre), 120 para Direito (60 por semestre) e 60 para Administração (anual).

Já a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) também está oferecendo 330 vagas para o primeiro semestre em nove cursos. A distribuição está sendo feita da seguinte maneira: 120 para Engenharias (Civil, Mecânica e de Produção); 30 para Medicina; 50 para Farmácia; 40 para Enfermagem e Obstetrícia; 40 para Nutrição; 25 para Ciências Biológicas; e 25 para licenciatura em Química. Na UFRJ, o acesso ao Sisu é semestral e o curso de Bacharelado em Química só tem vaga disponibilizada para o segundo semestre.

O Instituto Federal Fluminense está com vagas abertas para as áreas de Engenharia Elétrica e Engenharia de Controle e Automação.