Mariana Müller ministra curso sobre a arte de contar história

147
odebateon
Mariana Müller Samôr começou a escrever poesia aos 15 anos. Hoje, aos 36, também escreve prosa e conta histórias para crianças.

O workshop acontece nesta quarta-feira (17), às 18h30 no espaço Jardim do Afeto

No sentido de vivenciar técnicas de manuseio do fantoche, entonação de voz e dar ‘vida’ aos personagens que mais empolgam as crianças, entra em cena o workshop ‘Contar histórias: a união do lúdico, do didático e do afetivo estimulando o aprendizado infantil’. O evento acontece nesta quarta-feira (17), às 18h30, ministrado pela contadora de histórias e escritora Mariana Müller, no espaço Jardim do Afeto.

Segundo Mariana, os contos e as histórias sempre emocionam povos em todo mundo. “O mundo da Mari de faz de conta”, criado pela jornalista e contadora de histórias, fará um mergulho no universo da literatura infantil que ultrapassa o uso do objeto livro.

“A proposta do curso é oferecer conhecimento sobre literatura infantil e as possibilidades de narrar histórias de um modo mais atraente e marcante na vida dos pequenos”, informou Mariana.

O curso é voltado para educadores e pais. As inscrições podem ser realizadas por e-mail: jdoafeto@gmail.com ou diretamente no espaço R. Mal. Deodoro, 246, Centro de Macaé. O valor é R$ 40. A duração é duas horas com teoria e prática.

“A oficina trata da literatura infantil de modo criativo. As histórias podem e devem ser adaptadas, transformadas e guiadas por um caminho onde o prazer pela leitura seja aguçado pelo encantamento e pelo estímulo à inventividade da criança”, explica.

Mariana Müller Samôr

Mariana Müller Samôr começou a escrever poesia aos 15 anos. Hoje, aos 36, também escreve prosa e conta histórias para crianças. Jornalista por formação, atuou nas redações de alguns dos principais jornais cariocas, como O Globo, Extra e O Dia. Trabalhou em ONGs e Assessoria de Imprensa e grandes empresas. É fundadora do grupo ‘Mães e Pais da Pracinha Brasil’ que reúne mais de mil participantes.

Em Macaé, tem participado de apresentações para públicos diversos, em locais como a Ciranda Literária de Macaé (CLIM), espaço Jardim do Afeto, área de brinquedoteca do Restaurante Donna Eurice, Academia Infantil Iupi!, Shopping Plaza Macaé, Espaço Integrare, Guria Café e Kills Burguer, além de escolas e creches. No momento, prepara o lançamento do livro infantil “Um novo Par” e atua em projetos de educação ambiental. Para conhecer o trabalho, basta entrar na página (Facebook): O Mundo da Mari de Faz de Conta. #marifazdeconta O projeto de roda de leitura musical de ‘O Mundo da Mari de Faz de Conta’ é repleto de lendas, fábulas e um repertório com livros que abordam o respeito às diferenças, sustentabilidade, inclusão social e cantigas de roda com parceria de voz e violão.

odebateon

‘O Mundo da Mari de Faz de Conta’

Inspirada pelo estilo direto dos livros infantis de Clarice Lispector, de quem é fã, Mariana Müller propõe, despretensiosamente, estimular a criança a pensar desde as pequenas coisas do dia a dia até os grandes mistérios da vida. No repertório, histórias de Contos de Fada reinventada e personagens de Ruth Rocha, Stela Barbiere, Chico Buarque e alguns contos inéditos de sua autoria. A roda de leitura musical (que traz sempre um músico convidado) aborda temas como respeitos às diferenças, sustentabilidade e meditação.

Mariana faz questão de ressaltar que o marido Rodrigo da Costa também a ajudou a pensar, minuciosamente, nos detalhes do projeto que hoje se tornou ‘O Mundo da Mari de Faz de Conta’.

Trajetória de sucesso

Ainda como jornalista no O Globo, realizou uma matéria sobre a história de Clarice Lipector, no Leme, e conheceu a biógrafa Teresa Monteiro, que realizava uma passeio chamado Rio de Clarice e a convidou para contar histórias da literatura infantil da Clarice. A partir daí, não parou mais de fazer contação de histórias em eventos como ‘O Dia da Europa no Rio’, que ela participa este ano pela segunda vez.

Participou também de um musical chamado Primavera das Mulheres, com direção de Laura Castro, também contando a sua versão da história da Ruth Rocha, Romeu e Julieta.

‘Um novo par’

Recentemente, Mariana Müller realizou uma campanha digital para editar o seu primeiro livro, intitulado ‘Um novo par’ com lançamento previsto para a primeira semana de maio em Macaé, Rio de Janeiro, São Paulo e Portugal. A obra trata da questão de adaptação de forma leve, didática e lúdica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here