Mais 30 escolas ganharão parquinhos - Divulgação

O secretário de Educação, Guto Garcia informou que a instalação de parques nas escolas municipais será iniciada a partir da volta às aulas, dia4 de fevereiro. Cerca de 30 parquinhos com tamanhos específicos serão instalados em um cronograma diferenciado no decorrer dos primeiro e segundo semestres letivos em espaços escolares da área central, bairros e região serrana. Com brinquedos em fibra para garantir segurança às crianças e melhor higiene, os novos playgrounds vão atender inicialmente as escolas municipais Dolores Garcia Rodriguez (Mirante da Lagoa), Fazenda Santa Maria (Horto), Joaquim Luiz Freire Pinheiro (Cajueiros), Maria das Graças da Silva Ribeiro (Nova Holanda) e Norma Shirley da Silva Fernandes (Lagomar). Para melhor atender os espaços das escolas, os parquinhos foram divididos com as dimensões maior (ponte, passarela, escorregador e rampa), médio (escorregador, rampa e ponte) e menor (escorregador e ponte).

A chegada dos novos parquinhos será importante para oferecer aos alunos uma nova ferramenta para o desenvolvimento dos estudantes. “Na escola, o parquinho ajuda na socialização, coordenação motora, contato com o lúdico e na percepção do mundo que tem à sua volta. O espaço é estímulo à criatividade, já que, além dos brinquedos convencionais, pode-se usar a estrutura para propor novas brincadeiras e dinâmicas”, explica Guto Garcia. As interações no parquinho são mais espontâneas, o que favorece o desenvolvimento de habilidades sociais como a empatia e a cooperação. Para a Educação Infantil, por exemplo, o parquinho tem fator positivo, pois quanto mais estímulos a criança receber nesse período, melhor será o seu crescimento cognitivo.

Além das escolas já beneficiadas na primeira etapa das instalações, outras unidades irão receber os parquinhos no decorrer do ano letivo: Ana Benedicta da Silva Santos (Centro), Áttila de Aguiar Maltez Junior (Cajueiros), Therezinha Carvalho Moreira (Praia Campista), José Augusto Abreu Aguiar (Centro), Ancorin (Ajuda de Baixo), Leonel de Moura Brizola (Barra), Ciep Municipalizado Darcy Ribeiro (Nova Holanda), Marlene Diniz Caldas (Piracema), Professora Ana Cristina Ferreira Azaran Almeida (Lagomar), Gesia de Oliveira (São José do Barreto), Lia Koop Franco (Aeroporto), Maria da Conceição Carvalho (Aeroporto), Iracy Pinheiro Marques (Lagomar), Edda Evelyn Damasceno Simão de Almeida (Aeroporto), Complexo Esportivo da Ajuda, Tarcísio Paes de Figueiredo (Bicuda Grande), Carlos Gaspar (Cachoeiros de Macaé) e Fantina de Melo (Frade) .

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here