Macaé vacina contra HPV nas unidades de saúde

228

Vacina contribui para redução da incidência de vários cânceres como o de colo de útero

Disponível na rede pública de saúde desde 2014, a vacina para adolescentes contra HPV faz parte do calendário de imunização. Em Macaé, as doses estão disponíveis nas unidades de saúde para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos.

A Secretaria de Saúde alerta sobre a importância da adesão dos jovens, pois a vacina contribui para redução da incidência de vários cânceres como de colo de útero, o terceiro tipo mais frequente entre as mulheres no Brasil, segundo o Ministério da Saúde.

Meninos e meninas devem tomar duas doses da vacina de HPV, com intervalo de seis meses entre elas. A vacina distribuída pelo SUS é do tipo quadrivalente e protege contra quatro tipos de HPV: 6, 11, 16 e 18. Os tipos 6 e 11 não estão relacionados com câncer, sendo causadores de verrugas genitais. Já os tipos 16 e 18 são potencialmente oncogênicos.

A vacina HPV também está disponível para indivíduos imunodeprimidos (indivíduos submetidos a transplantes de órgãos sólidos, transplantes de medula óssea ou pacientes oncológicos) e vivendo com HIV/Aids, para ambos os sexos, nas faixas etárias entre 9 e 26 anos de idade.

HPV

O HPV é um vírus que pode causar câncer do colo do útero e verrugas genitais. Ele é altamente contagioso e a sua transmissão acontece, principalmente, pelo contato sexual.

Além da vacina, a prevenção contra esse tipo de câncer também continua envolvendo o exame Papanicolau, que identifica possíveis lesões precursoras do câncer que, tratadas precocemente, evitam o desenvolvimento da doença.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here