Pelo Twitter, Dr. Aluízio anunciou também outras medidas internas para a administração

Por decreto, prefeito determina suspensão de eventos públicos, reserva leitos em hospitais e cria medidas preventivas em escolas municipais e unidades de saúde

Após a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarar situação de pandemia, o prefeito de Macaé, Dr. Aluízio, determinou nesta quinta-feira (12) uma série de medidas que visam prevenir a disseminação e contágio do coronavírus em Macaé.

Apesar da cidade ainda não ter casos confirmados de contaminação da doença, o prefeito assinou decreto que reorganização a rotina de cirurgias nos Hospitais Públicos Municipais (HPM) e da Serra, além dos serviços contratualizados junto ao Hospital São João Batista.

No decreto, que será publicado amanhã (13), Dr. Aluízio determina a suspensão das cirurgias eletivas (agendadas) nestas unidades, mantendo apenas os procedimentos para pacientes oncológicos. Além disso, a secretaria municipal de Saúde será responsável por cadastrar, avaliar e emitir diagnósticos semanais sobre pacientes idosos atendidos pela rede pública de saúde.

A medida visa reservar os leitos dos Centros de Terapia Intensivas (CTIs) dos hospitais públicos para garantir o atendimento a pacientes graves, infectados pelo coronavírus, uma ação preventiva que envolve também outros setores da rede pública.

O prefeito determinou também a suspensão de todos os eventos em espaços públicos, o que segue orientação já designada por órgãos de saúde em outras cidades que visam combater o contágio da doença.

Esse “alerta vermelho” segue também para a rede municipal de Educação. O decreto determina que todas as escolas e unidades que atendem aos alunos e profissionais deverão ser limpos com álcool fator 70 antes de qualquer atividade. O material de limpeza deverá estar a disposição em todos os locais de higienização. A prática de lavar as mãos com água e sabão também precisará ser seguida três vezes ao dia nesses locais.

As repartições públicas da cidade também deverão fixar dispenser com álcool fator 70 para a higienização de funcionários e do público em atendimento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here