Novo espaço irá abrigar 11 órgãos de atuação da instituição em uma área total de 369 metros quadrados

A população de Macaé já pode desfrutar dos serviços prestados pelos defensores públicos. A cidade acaba de ganhar uma nova sede da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, que antes funcionava em unidades distintas e agora passará a atender em um só espaço.

Localizada na Rodovia RJ-168, km 04, nº 1650, no bairro Virgem Santa, área de fácil acesso à população e bem próximo ao fórum da cidade, a Defensoria Pública de Macaé ganhou nesta quarta-feira (13), mais espaço e conforto no atendimento aos assistidos. A nova sede conta com uma área total de 369 metros quadrados e abrigará 11 órgãos de atuação da Defensoria, sala multiuso, espaço com 29 call centers e ainda uma sala de espera com 81 cadeiras para a acomodação do público.

A inauguração da Defensoria Pública de Macaé contou com a presença de vários convidados e defensores públicos do interior do estado. Em seu discurso, o Defensor público-geral do Estado, Rodrigo Pacheco, falou da importância da nova sede para a população local. “O que estamos fazendo hoje é mais um passo para a reestruturação da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro. Nossos assistidos serão atendidos com dignidade e conforto. Os nossos defensores públicos, no exercício de suas funções, terão, também, conforto e tranquilidade para atendimento com a ampliação dos gabinetes. O espaço que tínhamos já estava ficando pequeno e foi pedido a expansão das dependências. Agora estamos concentrados em um único local e é próximo ao fórum”, disse.

Defensora Pública Dra. Karen Simões Rosa e Silva, coordenadora da 8ª Região

A coordenadora da 8ª região, Dra. Karen Simões Rosa e Silva, disse que essa mudança aconteceu graças ao trabalho coletivo. “As novas acomodações trarão melhorias no atendimento à população de Macaé. Essas melhorias estão sendo possíveis graças ao trabalho coletivo que vem sendo realizado ao longo dos anos por defensores, funcionários e estagiários”. A 8ª Região da Defensoria Pública abrange os municípios de Carapebus, Quissamã, Conceição de Macabu e Macaé.

HOMENAGEM – A nova sede da Defensoria Pública de Macaé leva o nome de Maria Elisa Gomes Sant’Anna. Ela foi defensora pública nomeada em 4 de setembro de 2012, tendo exercido sua função com atuação destacada na Comarca de Macaé, até seu prematuro falecimento, em 20 de maio de 2013, deixando saudades e amigos.

O Defensor Público Braz Fernando Sant’Anna, pai da homenageada, fez um discurso emocionado durante a solenidade. “Existe um misto de sentimentos. De tristeza por participar de uma homenagem póstuma de uma filha. Mas todos nós da família estamos muito felizes e orgulhosos por todo este reconhecimento. Ela exerceu com zelo e competência sua contribuição a esta instituição”.

Defensor Público Braz Fernando Sant’Anna, pai da homenageada

AUTORIDADES PRESENTES – Augusto César Salgado, procurado geral do município de Macaé; Sandro de Araújo Lontra, Juiz e Diretor do Fórum de Macaé; Marcelo Leão, primeiro Subdefensor Público Geral do Estado do Rio de Janeiro; Luciene Torres Pereira, coordenadora-geral do Interior e da Baixada Fluminense; Eliana Barradas Pimentel, Defensora Pública mais antiga da Comarca de Macaé; Tenente Coronel André Henrique, Comandante do 32º Batalhão de Polícia Militar; Tenente Coronel André Siqueira, Comandante do 9º Grupamento Militar de Macaé e Tenente Coronel Eric Chueler, Coordenador Regional da Defesa Civil.