A partir de segunda-feira (12), Macaé inicia uma nova fase de flexibilização, passando a vigorar o decreto 085/2020. A norma mantém a maioria das restrições, com o objetivo de frear a pandemia da Covid-19, mas também flexibiliza algumas atividades econômicas e comerciais.

Neste sentido, diante do cenário de esperança de dias melhores pela evolução da Covid-19 no município, o Prefeito Welberth Rezende assinou o decreto, divulgado na madrugada deste sábado (10), determinando a reabertura de setores comerciais em Macaé, mas guardando as medidas restritivas de proteção à vida.
O documento, que vai vigorar a partir de segunda-feira (12), autoriza o funcionamento de lojas de roupas, de móveis e de papelarias, armarinhos, de eletrodomésticos, de informática e lojas de artigos de pesca, no período de 11h às 17h; sendo que lojas de calçados e acessórios, com acesso direto para a rua ou situadas dentro de centros comerciais de pequeno porte, no horário compreendido entre 11h e 17h;
As lanchonetes, cafeterias e similares vão funcionar das 07h às 17h; sendo restaurantes e bares, no horário compreendido entre 11h e 17h. Os shoppings centers também estão autorizados a funcionar das 11h às 17h, exceto cinema, parque recreativo de crianças, salão de jogos e fliperamas. As academias estarão abertas das 06h às 17h.

Os cursos profissionalizantes e complementares (extracurriculares), no horário compreendido entre 08h e 17h, observando-se a distância mínima de 2m (dois metros) entre as mesas e cadeiras, desde que observadas todas as regras de distanciamento social, prevenção e higienização previstas nos decretos municipais em vigor. Os quiosques, no horário compreendido entre 10h e 17h.
Continua proibida a realização de eventos com música ao vivo e outras programações similares.
Os supermercados deverão destinar atendimento exclusivo às pessoas idosas acima de 60 anos no horário compreendido entre 7h e 9h. As redes hoteleiras somente poderão hospedar em seus estabelecimentos os munícipes de Macaé e aqueles provenientes de turismo de negócios, mediante comprovação de que estão a serviço.

Templos religiosos estarão abertos a partir de segunda-feira

O Decreto 085\21 libera o funcionamento dos templos religiosos, para atividades
de celebração, culto e programações de âmbito coletivo, com limitação de 25% da sua capacidade originalmente instalada, três vezes por semana, no horário compreendido entre 7h e 20h. As atividades administrativas e de atendimento individual não ficarão limitadas

“É importante lembrar que os números da Covid são acompanhados diariamente e, caso haja agravamento, teremos que endurecer as regras e voltar atrás em algumas medidas”, declarou o Prefeito.

E concluiu: “Portanto, para que possamos salvar vidas, sem destruir nossa economia, é importante que todo mundo continue fazendo a sua parte: evitando aglomerações, usando máscaras e respeitando as normas sanitárias.”

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here